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Freio com ABS é item raro em 'populares'

Só 17% dos 1.0 têm o sistema como equipamento de série, mostra estudo

Além de aumentar a segurança dos ocupantes, componente pode valorizar o carro na hora da revenda

THAÍS VILLAÇA
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Não dá mais para dizer que um carro vem "completo de fábrica" se ele não tiver freios com ABS (sistema que evita o travamento da rodas). Esse item de segurança -que, junto com os airbags frontais, será obrigatório em todos os carros novos vendidos no Brasil a partir de 2014- está se popularizando. Mas ainda há muito o que melhorar.

Estudo feito pelo Cesvi (Centro de Experimentação e Segurança Viária) mostra que o ABS está disponível em 67% dos modelos à venda no Brasil. Contudo, apenas 17% dos hatches compactos 1.0 trazem o item como equipamento de série.

Segundo o estudo, o ABS está disponível como item opcional em 38% dos hatches "populares". Na maioria dos casos, o equipamento vem atrelado a pacotes disponíveis apenas em versões mais caras (veja no quadro ao lado).

Comprar hoje um carro com ABS pode se tornar uma vantagem na hora da revenda- sem contar o aumento da segurança dos passageiros, é claro.

VALORIZAÇÃO

Os anúncios de carros usados ainda não dão muita importância aos equipamentos de segurança, priorizando os itens de conforto como ar-condicionado, sistema de som e direção hidráulica. Com a obrigatoriedade do airbag duplo e do ABS, o cenário deverá mudar. Esses componentes serão mais valorizados.

"A obrigatoriedade do ABS será um grande passo para a segurança veicular, pois contribuirá decisivamente para o controle da direção nos veículos, evitando a perda de atrito dos pneus com o solo", afirma Marcus Vinicius Aguiar, diretor de segurança veicular da AEA (Associação de Engenharia Automotiva).

Para o especialista, o uso de um sistema eletrônico deste tipo possibilitará a adoção de outros itens de segurança no futuro, como o ESP (controle de estabilidade).

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