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Sistema evita a perda de controle do automóvel

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

O motorista precisa frear repentinamente. Ele coloca toda sua força no pedal, as rodas travam e, se for preciso desviar de algo, não adiantará virar o volante. O carro seguirá derrapando em linha reta, o que é ainda pior se a pista estiver molhada. O ABS (Antilock Braking System, sistema de freios antitravamento) surgiu para evitar que isso aconteça.

O sistema eletrônico impede o travamento das rodas em frenagens de emergência. Dessa forma, o motorista consegue mudar a trajetória do veículo para desviar de algum obstáculo na pista, mesmo exercendo pressão máxima sobre o pedal de freio.

ALÍVIO NA PRESSÃO

O equipamento monitora o trabalho das rodas. Quando a rotação diminui muito em relação à velocidade do carro, o que indica uma frenagem de emergência, o ABS envia sinais para as válvulas e bombas do sistema hidráulico de freios. Isso faz com que haja um alívio sequencial na pressão do componente, ação que ocorre em frações de segundo, impedindo o travamento das rodas.

Ao pisar com força no freio de um carro equipado com ABS, o motorista sente uma leve trepidação no pedal. E assim deve ser, pois é sinal de que o sistema está aliviando a pressão para evitar o travamento das rodas.

É errado pensar que a função do ABS é diminuir o espaço de frenagem em comparação a carros sem o sistema. Isso até pode ocorrer, mas o objetivo principal do equipamento é manter o veículo sob controle em situações de emergência.

(TV)

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