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Novo Toyota SW4 'flex' cobra caro pela robustez

Utilitário produzido na Argentina chega ao Brasil custando R$ 114.150

Potência atinge 163 cv com etanol no tanque; lista de equipamentos de série traz o básico para a categoria

TESTE FOLHA-MAUÁ

EDUARDO SODRÉ
DE SÃO PAULO

O tanque cheio de etanol é a novidade. O novo Toyota SW4 é "flex" e mais simples que a versão a diesel, sem perder o estilo rústico da família. Mas é tudo pose.

Produzido na Argentina, o utilitário de 1.770 quilos é um gigante gentil, de rodar suave. Mas poderia ter um acabamento melhor, pois o plástico dos revestimentos e o tecido bege dos bancos não condizem com o preço. E aí começam os problemas.

O Toyota SW4 vende bem pela reconhecida robustez -é realmente uma das coisas mais parrudas já construídas sobre quatro rodas. Porém, isso não compensa o alto investimento em um modelo "flex" zero-quilômetro.

Um utilitário de tração 4x2 (traseira) que custa R$ 114.150 e não oferece nada mais que o básico para a categoria (airbag duplo, câmbio automático, freios com ABS, ar-condicionado, som com entrada USB, direção hidráulica e acionamento elétrico de travas vidros e retrovisores) está longe de ser um bom negócio.

OUTRAS OPÇÕES

Se é para dispensar o sistema 4x4 e apostar na comodidade do câmbio automático, há opções menores, mais equipadas e mais baratas.

A lista é extensa: Honda CR-V LX (R$ 89,9 mil), Hyundai ix35 (R$ 99 mil), Kia Sportage (R$ 95,4 mil), Fiat Freemont (R$ 82,5 mil), entre outros. A própria Toyota tem uma opção interessante em sua linha, o utilitário japonês RAV4 (R$ 108,5 mil).

Para valer à pena investir em um SW4, é preciso ter o objetivo de ficar com o carro por mais de cinco anos e assim se beneficiar da durabilidade mecânica. Contudo, em um mercado movido à novidades, relações duradouras são cada vez mais raras.

A Toyota cedeu o carro para teste

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