Índice geral Veículos
Veículos
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Fabricantes querem 'engajar' o cliente

Consumidores podem aproveitar as ações de marketing on-line das empresas para conhecer melhor os carros

Configurar o veículo no site das marcas é uma forma de ver as características do modelo antes de ir à loja

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Assim como a maior parte das marcas hoje quer ser "amiga" de seus clientes nas redes sociais (e, quem sabe, conseguir "algo mais"), com as montadoras não é diferente.

Mesmo a General Motors, que anunciou nesta semana a retirada de publicidade paga no Facebook, ressaltou que manterá sua presença no site de mídia social não mais com anúncios, e, sim, com páginas de conteúdo.

De acordo com as marcas consultadas pela Folha, as atividades na internet representam de 15% a 20% das ações de lançamento de novos produtos.

A pioneira foi a Fiat. Em 1994, a internet ainda não estava nas casas, mas as revendas ofereciam o Mille On-line. O cliente configurava o carro e pagava parte dele antes de a produção começar.

No lançamento do novo Uno, 16 anos depois, criaram novas ações, como uma entrevista global que durou 24 horas e tirou dúvidas de internautas sobre o produto.

Era possível também customizar o modelo via Twitter e enviar o resultado para os seguidores. Houve mais de 1,7 milhão de criações.

Iniciativas de marketing como essas podem ajudar o consumidor na tarefa de conhecer melhor o produto e tomar decisões de compra.

Uma das ferramentas mais úteis é a que permite configurar o carro, presente nos sites dos principais fabricantes. Com esse recurso, o consumidor pode conhecer os itens disponíveis para o modelo e seus preços.

"A internet é proativa, contamos com essa interação para aumentar a presença da marca", afirma Carlos Murilo Moreno, diretor de marketing da Nissan, empresa que criou o fenômeno "Pôneis Malditos". Lançado em julho de 2011, o comercial foi visto mais de 14 milhões de vezes no YouTube.

A Ford também apostou alto na internet. Ao iniciar a venda do Fusion Hybrid no Brasil, a marca abriu um canal para responder perguntas sobre a tecnologia em tempo real. O serviço tinha uma equipe de plantão, treinada pela engenharia, e recebeu 15 mil dúvidas em um mês.

"Nós queremos que as pessoas, de maneira engajada e interativa, tenham conhecimento dos atributos do produto", explica Maurício Greco, gerente de comunicação e marketing da Ford. Segundo pesquisas da marca, as ações aumentam em 30% o número de pessoas falando sobre a empresa na rede.

INFLUÊNCIA

Para Leandro Radomile, diretor de marketing da Audi, a repercussão entre os internautas é um ponto chave.

"As pessoas trocam muita informação sobre os produtos e fazem comparações."

Pensando nisso, a empresa criou a Audisfera, um site que exibe tudo o que é postado sobre a marca nas redes sociais.

"Um web publisher acompanha as discussões e as notícias sobre a Audi e o segmento premium 24 horas por dia e as reúne em uma única plataforma."

(RICARDO RIBEIRO)

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.