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Honda une asfalto e terra e apresenta a nova NC 700X

Com aptidões urbanas e estilo aventureiro, moto custa R$ 27.490

Modelo busca o consumidor que usa a moto diariamente, sem abrir mão de passeios mais longos

GUILHERME SILVEIRA
ENVIADO ESPECIAL A MANAUS

Carros com denominação "crossover" não são novidade. Unem o estilo de jipe a um comportamento essencialmente urbano. Com a chegada da Honda NC 700X, é a vez das motos com visual aventureiro colocarem suas rodas no asfalto.

Novo conceito no setor de duas rodas, a Honda "crossover" tem uma proposta de uso diferente. Não é esportiva, tampouco "trail" ou fora-de-estrada, mas suas suspensões permitem passeios por trechos de chão batido -e sem lama. A Folha testou a nova motocicleta em Manaus, na pista de testes da marca.

MOTOR COMPACTO

Apresentada no Salão de Motos de Milão de 2011 e lançada na Europa no mesmo ano, a NCX compartilha a mesma base com o scooter de grande porte Integra e também com a NC 700 S, de visual mais urbano e esportivo.

O motor compacto permitiu a inclusão de um porta-objetos onde seria o tanque, com espaço para um capacete grande. Já o reservatório de combustível (14 litros) fica sob o banco, gerando ótima distribuição de peso entre os dois eixos.

Apesar do porte grande, a NCX agrada pela agilidade, fruto do torque elevado em baixa rotação. A moto é estável nas curvas e a suspensão encara bem as imperfeições do asfalto.

Com o auxílio do câmbio de seis velocidades, a moto tem tudo para consumir pouco combustível. As três ultimas marchas são longas: a 100 km/h, em sexta, o motor gira a módicos 3.000 rpm (rotações por minuto).

Em giro e potência, a moto cumpre o pedido dos clientes em pesquisas da marca, com 52,5 cv a 6.250 rpm.

Não é pouco, mas está longe de ser uma esportiva. Na prática, a NCX é agradável de guiar, com posição de pilotagem ereta e fácil de manusear no trânsito.

MANAUS

Os freios são eficientes, em especial na versão com ABS, que custa R$ 29,9 mil. Sem o sistema que evita o travamento das rodas, o preço fica em R$ 27.490.

Montada em Manaus, a NCX tem índice de nacionalização de 70%. Partes como quadro, bancos, tanque e painel são feitos no Brasil. O motor vem desmontado do Japão.

A Honda espera vender 3.000 unidades por mês e oferece garantia de um ano, sem limite de quilometragem. Há duas opções de cores: branca ou vermelha.

Com acabamento esmerado, painel digital completo e assentos largos e confortáveis, a NCX busca o consumidor que usa a moto diariamente, sem abrir mão de passeios mais longos nos dias livres. Ela tem trunfos para se sair bem no mercado.

O jornalista viajou a convite da Honda

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