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Versões de entrada do Peugeot 308 e do Chevrolet Cruze oferecem bons pacotes de equipamentos e visual atraente; veja qual se saiu melhor na pista

RICARDO RIBEIRO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Quem pode desembolsar entre R$ 50 mil e R$ 60 mil para comprar um carro novo tem uma decisão difícil pela frente. Essa é a faixa de preço com mais opções no mercado brasileiro.

Lá estão os hatches médios, feitos para quem busca um pouco mais de refinamento e desempenho. As duas novidades do segmento se enfrentaram no teste Folha-Mauá: o Peugeot 308 e o Chevrolet Cruze Sport6.

As versões de entrada testadas têm câmbio manual. Ambas oferecem um pouco da esportividade que o visual sugere e farta lista de equipamentos de série.

O Cruze, porém, leva a melhor. O principal motivo está indicado no sobrenome.

Sport6 é uma referência à caixa de câmbio de seis marchas, que permite total controle das rotações e do regime de trabalho do motor 1.8 Ecotec de até 144 cv.

O acerto de suspensão do modelo Chevrolet se mostrou eficiente ao filtrar melhor as imperfeições do asfalto sem que isso comprometesse a estabilidade. O Peugeot é um pouco mais duro.

Na pista, a diferença foi inferior a 1s. Porém, na prática, o Chevrolet fabricado em São Caetano do Sul entrega mais esportividade e agilidade.

Com um câmbio de cinco marchas e 22 cv a menos, o motor 1.6 EC5 do Peugeot produzido na Argentina perdeu em desempenho. Atualizado, tem partes de alumínio e dispensa o "tanquinho" de partida a frio, mas "bebeu" mais que o Cruze 1.8.

MAIS ALTO

A Peugeot subiu um pouco a carroceria do 308, o que diminuiu o conhecido problema dos modelos da marca, cuja borda inferior do para-choque dianteiro raspa no chão com facilidade.

Seu trunfo, porém, é o acabamento interno -a cabine tem detalhes que imitam alumínio. Como quase todo carro de origem francesa, o 308 preza pelo requinte.

O Cruze oferece mais espaço na cabine e um ambiente mais moderno que o Vectra GT, seu antecessor, mas derrapa no preço. A versão testada (LT manual) parte de R$ 60 mil -R$ 7.000 a mais que o 308 e mais caro que todos os concorrentes.

Vale dizer que o Cruze LT tem controles de tração e de estabilidade e airbags laterais, itens ausentes no 308 1.6 Allure (R$ 53 mil).

As montadoras cederam os carros para teste

INSTITUTO MAUÁ DE TECNOLOGIA
0/XX/11 4239-3092; www.maua.br

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