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Modo de dirigir também influi no desgaste

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

O estilo de condução também pode acelerar o desgaste de componentes. O motorista deve evitar passar em lombadas e buracos em alta velocidade.

Caso não seja possível desviar, o ideal é encarar os buracos de frente. Passar de lado pode prejudicar ainda mais o sistema. A velocidade deve ser reduzida o máximo possível, evitando choques bruscos.

"A passagem por um buraco ou lombada faz com que os amortecedores atinjam o final do curso em seus movimentos. Isso pode provocar a quebra dos componentes internos de cada peça ou o seu empenamento", explica Juliano Caretta, instrutor de treinamento técnico da Monroe, fabricante de amortecedores.

MOLAS

Os amortecedores são vistos por muitos como os principais componentes da suspensão. Já as molas são consideradas coadjuvantes de menor importância, o que é um erro.

O tipo mais comum é a mola helicoidal, que é, na essência, uma barra de torção de alta capacidade enrolada em seu eixo. Elas se comprimem e se expandem para absorver o deslocamento das rodas, minimizando os impactos aos passageiros.

Quando é preciso substituir os amortecedores, raramente é feita também a troca das molas. Segundo os especialistas ouvidos, o ideal é trocá-las também: como essas peças trabalham em conjunto, o desgaste de uma afeta o funcionamento da outra.

(RR)

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