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Condição de rodagem altera manutenção

DE SÃO PAULO

O funcionamento do ar-condicionado automotivo é semelhante ao dos aparelhos residenciais. E traz componentes semelhantes, como o compressor e o condensador.
Contudo, o uso em condições severas e altas temperaturas às quais o equipamento é submetido em um automóvel exige peças mais robustas e caras. Para evitar aborrecimentos e gastos elevados, é preciso estar atento também às condições de rodagem.
"Carros que circulam em regiões cujas estradas têm vegetação rasteira, como mato ou gramíneas, correm o risco de ter as aletas do condensador bloqueadas por partículas das plantas. Se isso acontecer, o aparelho deixará de funcionar", explica Marcus Renato Silva.
Em caso de estradas com poeira, quem mais sofre é o filtro antipólen. Nessa condição, os prazos de troca do componente terão de ser abreviados.
Um sinal de filtro antipólen sujo é a diminuição do fluxo de ar na cabine. Uma peça nova custa entre R$ 20 e R$ 60, de acordo com o modelo.
Se o filtro tiver carvão ativado (como no sistema digital do Fiat Bravo), o preço será mais elevado: perto de R$ 100. (ES)

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