São Paulo, domingo, 01 de junho de 2008

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Sem Ka, revendas Ford "empurram" Fiesta

Subcompacto tem espera de 180 dias e faz venda do Fiesta crescer 57%

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

As filas de espera pelo Ka, que em algumas lojas chegam a 180 dias, transformaram-se em bom negócio para a Ford.
Sem o Ka para pronta entrega, as revendas "empurram" o Fiesta, cuja venda teve crescimento recorde em 2008.
"Muitos clientes chegam interessados em comprar o Ka, mas quando descobrem que o prazo médio de entrega varia de dois a três meses, desistem. Aí, mostramos o Fiesta", diz Rodrigo Almeida, 29, vendedor da concessionária Ford Mix.
Foi o que aconteceu com o analista de sistema Marco Aurélio Paim, 34, atendido pela concessionária Sonnervig.
"Estava disposto a comprar o Ka, mas, como não concordei com o prazo de entrega longo, fui convencido a comprar o Fiesta, que é maior", conta.
A dentista Vânia Mantovani chegou a entrar numa fila pelo compacto, na Ford Forte.
"Depois de vender meu usado, para não passar um mês a pé, resolvi migrar para o Fiesta. Ele foi mais caro, mas tinha desconto e pronta entrega."
Desde fevereiro -início da comercialização do novo Ka- até abril, as vendas do Fiesta cresceram 57%. Passaram de 3.400 para 5.300 unidades por mês, segundo a Fenabrave (federação das concessionárias).

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A Ford informa que aumentou a produção do Ka, na fábrica de São Bernardo do Campo, de 4.000 para 7.000 unidades mensais. A espera pode ser uma situação localizada e temporária, diz, em nota, a montadora, que também nega a intenção de promover as vendas do Fiesta às custas do sucesso do Ka.
Apesar da grande demanda, a montadora estreou a campanha publicitária do Ka no dia 23 de abril. Ao todo, serão 1.900 inserções na TV, 35 mil exibições no cinema e anúncios em revistas, rádios e jornais.
Para o advogado Leonardo Musumecci, 30, que desistiu da compra do Ka, "a montadora deveria informar, nessas propagandas, o prazo de entrega".
Segundo o Procon-SP (Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor), o fato de a Ford oferecer o Fiesta por não ter o Ka para pronta entrega não é ilegal, mas o consumidor deve ter poder de escolha e exigir o prazo para a entrega estabelecido no contrato de compra.
(FELIPE NÓBREGA)


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