São Paulo, domingo, 01 de agosto de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Sombreado dá à calota aspecto de roda de liga

Com pintura em vários tons, calota fica 50% mais cara e parte de R$ 20

Sistema de freio pode superaquecer e falhar caso a calota tenha um desenho "fechado" e impeça circulação de ar

FELIPE NÓBREGA
DE SÃO PAULO

Um novo corte de cabelo radicaliza o visual de uma pessoa. Nos carros, é a mudança nas rodas que causa um efeito semelhante.
A maioria dos populares vem com calotas -e substituí-las é mais barato que pôr rodas de alumínio. Quatro calotas partem de R$ 40.
Os modelos com pintura sombreada são os preferidos, apontam as empresas especializadas em "tuning" consultadas pela Folha.
Para Rogério Leite, gerente de vendas do Mercadocar, as calotas personalizadas imitam bem as rodas de carros esportivos, como as do Fiat Linea T-Jet e do Audi S8.
Disponíveis em três tamanhos (13, 14 e 15 polegadas), as calotas sombreadas custam 50% a mais que as monocromáticas. A preta com detalhe colorido e a cinza-escuro também são novidades, mas seguem o estilo dos modelos aventureiros.

SEM FREIO
Antônio Gaspar de Oliveira, diretor do Sindirepa (Sindicato da Indústria de Reparação), diz que a escolha da calota não deve ser guiada apenas pela estética.
"Se [a calota] não for compatível com o desenho da roda de ferro, pode impedir a circulação de ar e superaquecer o sistema de freio."
Outro risco é a instalação de uma calota com aro maior que o da roda. O atrito do plástico com a borracha pode danificar o pneu.
Segundo Luiz Alberto Veiga, gerente de design da Volkswagen, a calota original é a que proporciona a maior harmonia, pois foi projetada com base nas características visuais, estruturais e até de utilização do veículo.
"Nova, a calota original é a que mais valoriza o carro na revenda", diz Fabiano Bianchini, consultor de vendas da concessionária Ventuno.
O jogo original, porém, custa pelo menos o dobro, podendo chegar a R$ 760, no caso do Toyota Corolla.

ESPORTIVA
Imitação barata da roda do Punto sai por R$ 10

PRETA
Por R$ 20, até um Celta acredita ser um Stock Car

CROMADA
Espelho, espelho meu, há algo igual por R$ 15?

ORIGINAL
Plástico duro e brilho de roda da VW por R$ 75


Texto Anterior: Idea nacional recebe mudanças antes mesmo da versão europeia
Próximo Texto: Vida útil das calotas é de, em média, 2 anos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.