|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
Sombreado dá à calota aspecto de roda de liga
Com pintura em vários tons, calota fica 50% mais cara e parte de R$ 20
Sistema de freio pode superaquecer e falhar caso a calota tenha um desenho "fechado" e impeça circulação de ar
FELIPE NÓBREGA
DE SÃO PAULO
Um novo corte de cabelo
radicaliza o visual de uma
pessoa. Nos carros, é a mudança nas rodas que causa
um efeito semelhante.
A maioria dos populares
vem com calotas -e substituí-las é mais barato que pôr
rodas de alumínio. Quatro
calotas partem de R$ 40.
Os modelos com pintura
sombreada são os preferidos,
apontam as empresas especializadas em "tuning" consultadas pela Folha.
Para Rogério Leite, gerente
de vendas do Mercadocar, as
calotas personalizadas imitam bem as rodas de carros
esportivos, como as do Fiat
Linea T-Jet e do Audi S8.
Disponíveis em três tamanhos (13, 14 e 15 polegadas),
as calotas sombreadas custam 50% a mais que as monocromáticas. A preta com
detalhe colorido e a cinza-escuro também são novidades,
mas seguem o estilo dos modelos aventureiros.
SEM FREIO
Antônio Gaspar de Oliveira, diretor do Sindirepa (Sindicato da Indústria de Reparação), diz que a escolha da
calota não deve ser guiada
apenas pela estética.
"Se [a calota] não for compatível com o desenho da roda de ferro, pode impedir a
circulação de ar e superaquecer o sistema de freio."
Outro risco é a instalação
de uma calota com aro maior
que o da roda. O atrito do
plástico com a borracha pode
danificar o pneu.
Segundo Luiz Alberto Veiga, gerente de design da
Volkswagen, a calota original é a que proporciona a
maior harmonia, pois foi projetada com base nas características visuais, estruturais e
até de utilização do veículo.
"Nova, a calota original é a
que mais valoriza o carro na
revenda", diz Fabiano Bianchini, consultor de vendas da
concessionária Ventuno.
O jogo original, porém,
custa pelo menos o dobro,
podendo chegar a R$ 760, no
caso do Toyota Corolla.
ESPORTIVA
Imitação barata da roda do Punto sai por R$ 10
PRETA
Por R$ 20, até um Celta acredita ser um Stock Car
CROMADA
Espelho, espelho meu, há algo igual por R$ 15?
ORIGINAL
Plástico duro e brilho de roda da VW por R$ 75
Texto Anterior: Idea nacional recebe mudanças antes mesmo da versão europeia Próximo Texto: Vida útil das calotas é de, em média, 2 anos Índice
|