|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
peças & acessórios
VW reduz intervalo de troca do óleo, que sofre com álcool
Motor 1.0 foi modificado para gerar mais torque e poluir menos
DO ENVIADO ESPECIAL A BRASÍLIA
Os problemas de ruído nos
motores 1.0 da Volkswagen só
envolvem os modelos fabricados desde abril de 2008. Foi o
mês de lançamento do VHT
(EA111), que sofreu modificações em coletores, comando de
válvulas, pistões e central eletrônica para gerar mais torque,
consumir menos e se adequar
às emissões de poluentes.
Para o presidente da Associação de Engenharia Automotiva,
José Edison Parro, os atuais
motores 1.0 são muito exigidos
(no da VW, chegam a 76 cv) e
precisam de óleos eficientes.
Hoje a montadora recomenda óleos VW 502 00, equivalente ao API SJ (sintético) com viscosidades 5W40, 10W40 e
15W40 -na fábrica, recebem o
primeiro, o mais fino dos três.
Em nota enviada anteontem,
a Volkswagen informa os 600
concessionários de uma decisão divulgada à imprensa na
quarta-feira: as trocas de óleo
cairão de 15 mil quilômetros
(em Gol e Voyage) para 10 mil
quilômetros ou seis meses.
José Loureiro, gerente de engenharia da VW, disse à Folha
que o motor 1.0 demora para
atingir a temperatura ideal para queimar os gases produzidos
pelo álcool combustível, comprometendo a lubrificação do
óleo e danificando as peças móveis (veja na figura ao lado).
Segundo Pedro Nelson Belmiro, consultor técnico do Instituto Brasileiro de Petróleo,
quanto mais fino for o óleo
(5W40, por exemplo), mais sofrerá com a ação dos gases. Em
geral, eles se misturam ao óleo
entre o pistão e a camisa do cilindro -chamam de "blow-by".
"O óleo sintético é preparado
para isso, mas talvez essa nova
fórmula não tenha feito um
bom casamento com o motor."
Mas, segundo ele, a "pequena
mudança de especificação" não
compromete os 400 mil veículos envolvidos.
(FABIANO SEVERO)
Texto Anterior: Blindagem bate recorde e apela para proteção leve Próximo Texto: Tira-dúvidas Índice
|