São Paulo, domingo, 02 de janeiro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Ranking Folha-Mauá 2010

Conheça os carros que tiveram os melhores e os piores desempenhos em aceleração , retomada, frenagem e consumo

DE SÃO PAULO

Um ano para ficar na história. Pela primeira vez, o Brasil emplacou 3,4 milhões de carros, atingindo o quarto lugar em vendas mundiais.
Pela primeira vez, o ranking Folha-Mauá, com 60 carros testados (sendo 30 flexíveis), tem cinco deles abaixo dos 5s na prova nobre, a aceleração de 0 a 100 km/h.
Em 2008 e 2009, só um carro por ano rompeu essa barreira: o Audi R8 (4,8s) e o RS6 (4,5s), respectivamente. De novo, o primeiro lugar é de um Audi. De novo, um RS6, mas agora a Avant.
Pudera: ela traz um colossal motor 5.0 V10 biturbo de 580 cv, também responsável pela melhor retomada (3,9s de 60 km/h a 120 km/h) e pelo pior consumo do ano (4,3 km/l na cidade).
Até aí, nenhuma surpresa. Era também de se esperar que o Audi R8 5.2 V10 (uma variante aspirada do bloco de dez cilindros do RS6) também figurasse entre os cinco.
Surpresa mesmo foi a dupla da BMW Motorsport. Os galipões X5M e X6M mostraram um desempenho arrebatador para tanto peso.
O motor 4.4 V8 biturbo de 555 cv e a tração integral (por isso começam com "X") empurram de uma forma nunca antes vista em jipões que passaram pelo teste Folha-Mauá em 14 anos.
Esse mesmo motor equipa o 550i, mas amansado para gerar 407 cv. Ainda assim, surpreende e deixa o novo sedã quase tão rápido quanto o Mercedes E63 AMG, com seu motor 6.2 V8 de 525 cv. Claro que, aspirado, o AMG tem o som rouco inconfundível.

DOIS EXTREMOS
O Range Rover Vogue também impressiona. De 0 a 100 km/h, cravou 5,7s (com um motor 5.0 V8 compressor de 510 cv), um empate técnico com o Mitsubishi Lancer Evolution X. Mas na hora de frear, quanta diferença...
O Vogue tem a pior frenagem do ano, e o Lancer, a melhor. De 80 km/h a 0, são dez metros de diferença. É o suficiente para evitar um acidente ou um atropelamento.
Em retomada, os destaques negativos ficam com o Fiat Doblò Adventure 1.8 e a VW Saveiro 1.6. Mesmo com motores maiores, retomaram mais lentos que o Ford Fiesta 1.0. E nem por isso esses três foram econômicos.
O Fusion Hybrid, com o apoio do seu motor elétrico, deu um show de economia. Na cidade, então, fez a média histórica de 18,1 km/l de gasolina. Na estrada, sobe para 18,6 km/l -essa marca só perde para a do smart fortwo MHD (20,7 km/l) e a do Gol Ecomotion 1.0 (19,6 km/l).
Aliás, o Gol foi o único "popular" que conseguiu ir de São Paulo a Brasília (1.000 km) com um único tanque de gasolina -Celta, Clio, Fiesta e Uno não chegaram-, em teste exclusivo feito em junho pela Folha em parceria com o Instituto Mauá de Tecnologia. (FABIANO SEVERO)

As montadoras cederam os carros que estão no ranking Folha-Mauá 2010

INSTITUTO MAUÁ DE TECNOLOGIA
www.maua.br; 0/xx/11/4239-3092


Texto Anterior: 3008 é o carro mais versátil de 2010
Próximo Texto: "Aventureiros" sofrem menos em buracos
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.