São Paulo, domingo, 02 de janeiro de 2011

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"Aventureiros" sofrem menos em buracos

Entre os carros com suspensão reforçada, Gol Rallye é o mais estável; Strada Adventure convence pela robustez

Asfalto ruim ajuda a impulsionar vendas do segmento, mas algumas versões "off-road" não têm melhoria mecânica

FELIPE NÓBREGA
DE SÃO PAULO

Com tanta rua esburacada por aí, a metade dos compactos nacionais oferece versão com suspensão reforçada.
Apliques nos para-lamas e para-choques parrudos também fazem parte do kit "aventureiro". Afinal, não há desafio maior do que dirigir em meio a crateras e a irregularidades pelo asfalto.
A questão é se essas versões "off-road" urbanas são mesmo robustas e se valem o extra cobrado pelas montadoras -custam de 5% a 15% a mais do que as configurações "de rua".
O Gol Rallye e a picape Strada Adventure com novo motor 1.8, avaliados pela Folha-Mauá, são as novidades do próspero segmento.
Aliás, a Fiat inaugurou o segmento, em 1999, com a Palio Weekend Adventure e faz da Strada cabine dupla a rainha dos "papa-buracos".
Sua suspensão traseira robusta -com eixo rígido, como o de picapes de verdade- não tem medo de obstáculos e ainda justifica a pequena caçamba (580 l).
Mas trata os ocupantes como carga, principalmente os que precisam ir no apertado "puxadinho" da cabine.
Por R$ 50.360, a Strada vem bem equipada, até mesmo de penduricalhos plásticos pela carroceria, que pesam quase 100 kg a mais.
Azar do motor 1.8 E.TorQ (até 132 cv), que não acelera nem consome como o do Gol Rallye 1.6 (até 104 cv).
A versão "cross" do hatch da VW é 28 mm mais alta que as "irmãs" de traje casual e ainda traz barra estabilizadora com maior diâmetro.

RALLYE URBANO
Na prática, é o suficiente para que a versão Rallye supere pequenos buracos e mantenha a estabilidade em curvas -acertos que faltam ao Ford EcoSport e ao Renault Stepway, por exemplo.
Mas os pneus 205/55 R15 do VW têm perfil muito baixo para filtrar o baque provocado por depressões maiores. Se você cair numa delas, melhor rezar para que as belas rodas não amassem.
Mesmo assim, o Gol é o "cross" que melhor trata o motorista. Com câmbio automatizado, o preço pula de R$ 40,7 mil para R$ 43,3 mil -sem ar-condicionado.
Bem mais "pelado", o Uno Way parte de R$ 29 mil com o motor 1.0 (75 cv). Segundo a Fiat, a versão com suspensão reforçada já representa a metade das vendas do modelo.
Há também aventureiros que trazem só o visual "off-road", como o Ford Ka Trail, o Chevrolet Agile Sunny e a Nissan Livina X-Gear.

Fiat e VW cederam os carros para teste


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