São Paulo, domingo, 02 de julho de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Palio ensaia rodar com energia elétrica

Protótipo, de 40 mil, leva 28s até os 100 km/h e tem autonom ia de 120 km

DO ENVIADO ESPECIAL A ARAXÁ (MG)

Já pensou trocar o posto de combustível pela tomada de casa? Apesar de parecer uma utopia, a viabilização dos carros elétricos está cada vez mais próxima-e há até mesmo um exemplar rodando no Brasil.
Apresentado como protótipo, o Fiat Palio Elétrico é fruto de uma parceria entre a hidrelétrica de Itaipu, a montadora e a empresa suíça KWO, que fabrica o motor, capaz de desenvolver 15 kW (quilowatts) -o equivalente a 20 cv (cavalos)- e 5,1 kgfm de torque (força).
Diferentemente dos motores a combustão, o Palio Elétrico tem potência constante. Ou seja, desde que o motor é acionado, todos os 20 cv estão disponíveis. Para atingir 100 km/h, porém, é preciso paciência: são 28s. A Fiat afirma que ele chega a 110 km/h e que é capaz de rodar 120 km com a bateria cheia.
O Palio, porém, não é tão "amarrado" quanto parece. Como nos carros comuns, quanto mais se acelera, maior o gasto de energia. Quase sem barulhos, o motor emite apenas um zumbido. O câmbio inexiste: no seu lugar, há uma alavanca com opções "drive", "neutral" e ré.
Para reaproveitar a energia, é possível acionar um botão para transformar a força obtida nas descidas em quilowatts. As baterias precisam de oito horas para recarga total.

Calcanhar-de-aquiles
Além da falta de performance, pesa contra os elétricos o preço. A Toyota vende, nos EUA, o híbrido Prius por US$ 22 mil (aproximadamente R$ 50 mil) e o Camry, a gasolina, maior e mais luxuoso, por US$ 18 mil (R$ 40 mil).
Atualmente, a Fiat encara dois desafios: "As principais metas são diminuir o custo e aumentar a autonomia", afirma Carlos Eugênio Dutra, diretor de produto da marca.
A Folha apurou que o custo aproximado do protótipo, que foi montado na Itália e será aprimorado no Brasil em parceria com Itaipu, é de 40 mil (R$ 112 mil). Segundo a fábrica, ainda não há previsão de fabricá-lo em série, mas a tecnologia está sendo desenvolvida para que isso seja viabilizado.
(GERSON CAMPOS)

GERSON CAMPOS viajou a convite da Fiat, que cedeu o Palio para avaliação


Texto Anterior: Cartas
Próximo Texto: Peças & acessórios: Frio também exige que ar-condicionado seja ligado
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.