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Varadero é 20% mais cara que V-Strom
Importada da Espanha, Honda chega por R$ 52.561 e não vende sequer um terço da Suzuki em janeiro
FABIANO SEVERO
DA REPORTAGEM LOCAL
Quem compara a Honda Varadero com a Suzuki V-Strom
logo diz: "A Honda é mais "moto'". E é. O porte e o acabamento impressionam, mas a concorrente esconde segredos só
desvendados por números.
Primeiro, a Suzuki é mais leve. Pesa 208 kg contra 257 kg da
Honda. Em movimento, é uma
variável quase imperceptível,
mas, quando é preciso fazer
desvios rápidos, os 49 kg de diferença fazem toda a diferença.
É claro que os freios ABS (antitravamento), que só a Honda
têm, e o tanque de 25 litros -o
da Suzuki é de 22 litros- pesam mais, mas nem tanto.
No tal ziguezague também
conta a distância entre os eixos
dianteiro e traseiro. E nova
vantagem da Suzuki. Por ser 2
cm mais curta, a V-Strom inclina com mais facilidade em pequenos espaços, como, por
exemplo, num estacionamento
de shopping center.
É verdade. Elas não são motos para passeios num estacionamento de shopping center, e
sim feitas para encarar estradas
longas, sinuosas e até mal pavimentadas. As suspensões com
garfo telescópico na dianteira e
balança do tipo link na traseira
agüentam trancos e barrancos.
No asfalto liso, é difícil perceber muitas diferenças de ciclística. Até porque os pneus de
ambas são da mesma marca
-Bridgestone- e da mesma
medida -110/80 R19 na frente
e 150/70 R17 atrás.
Mais números? Com motor
de dois cilindros em "V", a Suzuki, de novo, sai na frente: tem
98 cv (cavalos) ante 94 cv da
concorrente.
Mas os números que realmente pesam são aqueles que
mexem no bolso do consumidor. E nem precisa dizer que a
Suzuki, mais uma vez, deixou a
Honda a ver navios.
A V-Strom tem bônus de R$
9.700 e, no fim das contas, sai
por R$ 43.736. Já a Honda é
exatamente o contrário.
Tem preço sugerido de R$
52.561, mas, em média, é vendida por R$ 54,9 mil, o que dá
uma diferença de pouco mais
de R$ 11 mil entre as duas.
Ou seja, com o valor da Varadero, você pode comprar a V-Strom e, como numa ironia do
destino, uma Honda CRF 230
para trilhas de fim de semana.
Tanta diferença de preço
acaba refletindo nas vendas.
Não é à toa que a V-Strom é a líder da categoria -vende mais
até que a Yamaha XT660R- e
emplaca o triplo da Varadero.
Em janeiro, foram vendidas
88 V-Strom contra 27 Varadero. Em 2007, a Honda emplacou apenas 149 Varadero, bem
abaixo das 400 unidades projetadas pela montadora no seu
lançamento, em agosto do ano
passado.
A solução? Fabricar a Varadero na Zona Franca de Manaus e, aos poucos, baratear e
nacionalizar suas peças. Foi a
solução que a Suzuki J. Toledo
encontrou e, a contar pelos números de venda, tem dado muito certo.
As motos foram cedidas para avaliação
pelas montadoras
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