São Paulo, domingo, 03 de fevereiro de 2008

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"Quadri" tem preço de Ka e força de jipe Bandeirante

Canadense, BRP Bombardier mais barato sai por R$ 25,6 mil com injeção eletrônica e tração 4x4

Marcelo Justo/Folha Imagem
Bosque em Alphaville recebe "quadris" para uma ou duas pessoas


DA REPORTAGEM LOCAL

Há quem diga que o quadriciclo une o pior de dois mundos: não é pequeno e ágil como uma moto nem protege da chuva e do frio como um carro.
É verdade. Mas quem compra um "quadri" (apelido carinhoso dado pelos amantes de quadriciclos) não está preocupado com isso. Em geral, ele é usado por quem já tem carro, moto, bugre e até jet-ski.
Mas nenhum deles -o jet-ski por motivos óbvios- é capaz de vencer estradas que atolam até os Toyota Bandeirante. Ainda mais se forem preparados para competição, como alguns modelos da BRP Bombardier.
"A marca ajuda a vender "quadris". Muitos [clientes] compraram nossos jet-skis e agora querem se aventurar nas trilhas", afirma Ornelas, que vende 40% de seus "quadris" do modelo Outlander 400. Ele tem motor de dois cilindros em "V", 28 cv (cavalos) e custa de R$ 25,6 mil a R$ 33,6 mil, dependendo dos equipamentos.

Na trilha
A Folha avaliou os modelos mais caros -Outlander 800 (R$ 38,8 mil) e Outlander 650 (R$ 38.550). O primeiro é feito para competição. O segundo, um pouco maior, faz as vezes de veículo de carga, com bagageiro na dianteira e na traseira.
As trilhas de Alphaville (Barueri) serviram de palco.
No primeiro contato, estranha-se a alavanca de câmbio à direita, como num "minibugre": posições em "P" ("parking"), "R" (marcha a ré), "N" (neutro) e "H" ("high"), que dá um pequeno tranco e avisa que a tração alta -há também a tração reduzida- está engatada e pronta para acelerar.
Não há primeira, segunda ou terceira marchas, como no Honda Fourtrax 350 4x4 (R$ 18,9 mil), o líder do mercado nacional. A transmissão do Bombardier é CVT (continuamente variável). É só acelerar e andar, um conforto para passeios de fim de semana -em competições, a marcha é vital.
Para motociclistas, a primeira reação é a de acelerar no punho direito. Ledo engano. Abaixo dele, há um acelerador de plástico acionado pelo polegar direito, como num jet-ski.
O motor de 800 cm3 logo desperta seus 62 cv e traciona as rodas de trás. Um botão, próximo ao acelerador, muda a tração para 4x4 por meio de um acoplamento viscoso.
Desafiamos o pequeno "corisco" a subir uma ladeira com "facões" e lama, muita lama. Ele topou, subiu e nem se abalou, o que deixaria um Toyota Bandeirante morrendo de inveja. Afinal, o brinquedo é caro, mas valente. (FABIANO SEVERO)


O quadriciclo foi cedido para avaliação pela BRP


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