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"Quadri" tem preço de Ka e força de jipe Bandeirante
Canadense, BRP Bombardier mais barato sai por R$ 25,6 mil com injeção eletrônica e tração 4x4
Marcelo Justo/Folha Imagem
| Bosque em Alphaville recebe "quadris" para uma ou duas pessoas |
DA REPORTAGEM LOCAL
Há quem diga que o quadriciclo une o pior de dois mundos:
não é pequeno e ágil como uma
moto nem protege da chuva e
do frio como um carro.
É verdade. Mas quem compra um "quadri" (apelido carinhoso dado pelos amantes de
quadriciclos) não está preocupado com isso. Em geral, ele é
usado por quem já tem carro,
moto, bugre e até jet-ski.
Mas nenhum deles -o jet-ski
por motivos óbvios- é capaz de
vencer estradas que atolam até
os Toyota Bandeirante. Ainda
mais se forem preparados para
competição, como alguns modelos da BRP Bombardier.
"A marca ajuda a vender
"quadris". Muitos [clientes]
compraram nossos jet-skis e
agora querem se aventurar nas
trilhas", afirma Ornelas, que
vende 40% de seus "quadris"
do modelo Outlander 400. Ele
tem motor de dois cilindros em
"V", 28 cv (cavalos) e custa de
R$ 25,6 mil a R$ 33,6 mil, dependendo dos equipamentos.
Na trilha
A Folha avaliou os modelos
mais caros -Outlander 800
(R$ 38,8 mil) e Outlander 650
(R$ 38.550). O primeiro é feito
para competição. O segundo,
um pouco maior, faz as vezes
de veículo de carga, com bagageiro na dianteira e na traseira.
As trilhas de Alphaville (Barueri) serviram de palco.
No primeiro contato, estranha-se a alavanca de câmbio à
direita, como num "minibugre": posições em "P" ("parking"), "R" (marcha a ré), "N"
(neutro) e "H" ("high"), que dá
um pequeno tranco e avisa que
a tração alta -há também a
tração reduzida- está engatada e pronta para acelerar.
Não há primeira, segunda ou
terceira marchas, como no
Honda Fourtrax 350 4x4 (R$
18,9 mil), o líder do mercado
nacional. A transmissão do
Bombardier é CVT (continuamente variável). É só acelerar e
andar, um conforto para passeios de fim de semana -em
competições, a marcha é vital.
Para motociclistas, a primeira reação é a de acelerar no punho direito. Ledo engano.
Abaixo dele, há um acelerador
de plástico acionado pelo polegar direito, como num jet-ski.
O motor de 800 cm3 logo desperta seus 62 cv e traciona as
rodas de trás. Um botão, próximo ao acelerador, muda a tração para 4x4 por meio de um
acoplamento viscoso.
Desafiamos o pequeno "corisco" a subir uma ladeira com
"facões" e lama, muita lama.
Ele topou, subiu e nem se abalou, o que deixaria um Toyota
Bandeirante morrendo de inveja. Afinal, o brinquedo é caro,
mas valente.
(FABIANO SEVERO)
O quadriciclo foi cedido para avaliação pela BRP
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