São Paulo, domingo, 03 de agosto de 2008

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Cartas

Sons no Fox
"Assim que retirei meu Fox da Alta, tive de retornar à revenda devido a um barulho, provocado pelo protetor de cárter solto. Passei a usá-lo normalmente até que, no dia 6 de junho, ele parou de funcionar. Chamei o reboque da Volkswagen e fiquei sem o carro por seis dias. Segundo a Alta, o problema demandou a troca da bomba de combustível e de um anel de vedação. Mas sons estranhos voltaram a aparecer."
Luciana Comenale Federici (São Paulo, SP)

Resposta da Volkswagen - "Após os reparos realizados, o veículo foi entregue à cliente em condições normais de uso."

Veracruz "rebaixado"
"Empolgado pelas propagandas, comprei um Veracruz em abril. Mas senti falta de alguns acessórios, como disqueteira para seis CDs, memória de ajuste dos bancos e direção com regulagem elétrica. Liguei para a revenda Caoa, e disseram que os últimos lotes importados vieram sem esses itens e que não poderiam fazer nada. Não paguei menos por isso, mesmo porque só há uma versão. Queria resolver esse caso sem levá-lo à Justiça."
Alberto Ribeiro (São Paulo, SP)

Resposta da Caoa Hyundai - "Estão disponíveis todos os itens anunciados, tanto os de série como os opcionais. Os clientes que adquiriram o Veracruz podem contar com todos os itens opcionais anunciados, mediante pagamento. Já foi providenciada a importação da versão completa do Veracruz."

Réplica do leitor - "Na compra, não disseram que a versão completa não estava disponível."

Revenda da Citroën
"Em janeiro de 2002, comprei um usado na Normandie, que acabou sendo parte do pagamento de um carro zero-quilômetro que adquiri na Itavema no mesmo ano. Depois de seis anos, a Itavema recebeu uma multa por "conduzir veículo que não esteja registrado e devidamente licenciado". Levei à Normandie a nota fiscal, e pediram dez dias para a resolução do problema. A funcionária da revenda pediu novamente a nota e a multa. Expliquei que a Itavema já havia mandado um boleto e que, como não paguei, mandaria outro boleto. Se eu não quitar, terei meu nome protestado."
Solange Chiarioni (São Paulo, SP)

Resposta da Citroën - "A cliente tem razão, e a multa foi paga em dinheiro para ela."

Réplica da leitora - "Recebi um comprovante da multa paga, mas não dinheiro."

Motor do Corsa
"Desde março, o motor do meu Corsa falha, oscila quando o carro está parado e gasta muito combustível. Além disso, o ar-condicionado não funciona. Mandei o carro pela sexta vez à revenda Carrera. Alguns problemas foram solucionados, porém, a oscilação e as falhas no motor e na partida continuam sem solução. São três meses tentando consertar esses problemas."
Bruna Barone (São Paulo, SP)

Resposta da General Motors - "O veículo, após ser submetido aos serviços necessários, foi entregue à cliente em condições normais de funcionamento."

Réplica da leitora - "Peguei o carro há uma semana. Aparentemente, resolveram os problemas."

Promoção da Fiat
"Recebi um e-mail do marketing da Fiat para participar de uma pesquisa. Em troca, receberia uma miniatura do Punto. Fiquei três horas seguidas tentando acessar a página e não consegui. Liguei para a Fiat, e me informaram que eu deveria continuar tentando."
Cristiane Costa (São Paulo, SP)

Resposta da Fiat - "O cadastro da cliente foi devidamente concluído. A possível lentidão do acesso pode ter sido provocada por instabilidade na internet."


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