São Paulo, domingo, 03 de outubro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Esportivos se dividem entre elétricos e a combustão

Lamborghini Sesto Elemento acelera de 0 a 100 km/h em apenas 2,5s; eletrificado, Jaguar C-X75 aponta 330 km/h de máxima

DO ENVIADO A PARIS

A Audi sabe melhor do que ninguém o significado do tal "Hofmeister kink". A enorme coluna "C", que dá impressão de solidez e estabilidade, fez fama no Audi Quattro nos ralis dos anos 1980. Agora, volta em grande estilo, numa roupagem retrô.
De perto, o Audi Quattro Concept parece armado para encarar qualquer curva. A tração, claro, continua empurrando as quatro enormes rodas. Subiria novamente aquela histórica pista de salto de esqui a distância.
Fica ainda mais fácil com o motor 2.5 turbo de cinco cilindros e 408 cv do TT-RS.
Mais do que isso, já entra-se na esfera de superesportivos da Porsche, da Ferrari e da Lamborghini. Ou não.
O Porsche 356 Speedster, lançado pela quarta vez desde 1954, tem exatamente os mesmos 408 cv.
O propulsor aspirado é um 3.8 "boxer" de seis cilindros contrapostos. Ele vai de 0 a 100 km/h em 4,2s, e o Audi, em 3,9s, prometem os respectivos fabricantes.

2,5 s
Mais otimistas, só a Ferrari SA Aperta e a Lamborghini Sesto Elemento -esta dá uma nova diretriz para a redução de peso com a estrutura de fibra de carbono.
Resultado: 999 kg de peso e 570 cv do motor 5.2 V10 do Gallardo. A "Lambo" diz arrancar até 100 km/h em 2,5s.
Já imaginou um elétrico andando assim? A Jaguar já. O protótipo C-X75 aponta 330 km/h de velocidade máxima. Há quatro motores elétricos (um em cada roda) e duas turbinas a gás. Tudo para comemorar 75 anos da marca britânica em grande estilo.
De esportivo elétrico ainda há Audi e-tron Spyder, Renault DeZir e Peugeot EX1.
Aliás, no Salão de Paris, a Peugeot comemora 200 anos, e a Mercedes, 125. São motivos de sobra para atrair 1,5 milhão de pessoas até o dia 17 de outubro. (FS)


Texto Anterior: Cupês de quatro portas invadem Paris
Próximo Texto: Mobilidade faz Paris encolher atrações
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.