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Luxo e alto desempenho são marcas do novo S8
Sedã da Audi começa a ser vendido em janeiro no Brasil por R$ 650 mil
Fotos Divulgação
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A grade trapezoidal ostenta o logotipo "S8" em vermelho |
DO "INDEPENDENT"
À primeira vista, é difícil justificar a existência do S8. É um
Audi com motor Lamborghini
5.2 V10 (dez cilindros em "V")
ajustado para o Gallardo e quase tão harmonioso quanto em
seu projeto original italiano. O
S8 desenvolve 450 cv (cavalos),
faz de 0 a 100 km/h em 5,1s e
atinge 250 km/h de velocidade
máxima, limitada eletronicamente. Mas será que esse sedã
precisa oferecer tudo isso?
O motor Lamborghini tem
obrigações com a Audi, por ser
ela, hoje, a sua controladora.
A Audi deu um novo sentido de
vida à família Lamborghini. E o
motor retribuiu o carinho: faz
do S8 um exemplar difícil de
explicar e fácil de amar.
Além disso, ele é um esportivo luxuoso com alta tecnologia
-é usado alumínio na carroceria e no motor. Segundo a Audi,
o S8 pesa apenas 1.940 quilos,
cerca de 50% menos que uma
estrutura equivalente de aço.
Sala de cinema
E ele é surpreendentemente
bem construído. Mesmo com
algum tempo de vida, o interior
é contemporâneo e melhorou
com a troca dos adornos de madeira pelos de fibra de carbono.
A temperatura no interior do
carro é dividida em quatro zonas. Para manobras de estacionamento, uma câmera mostra
em uma tela de cristal líquido o
que há atrás do carro.
Por essa mesma tela, é pos-
sível controlar o sistema de
som. Se o equipamento de série
da marca Bose já é bom, o
opcional da holandesa Bang &
Olufsen é uma verdadeira sala
de cinema sobre rodas.
No interior, também há dois
espelhos retrovisores iluminados -um de ampliação normal
e outro com um potente
microscópio eletrônico que
aproxima as imagens.
Por baixo do capô, é possível
ter os resultados de um A8 com
alguns dos motores do grupo
Volkswagen/Audi, incluindo os
potentes V8 e W12 (dois blocos
V6 justapostos). Por que, então,
apostar em um dez cilindros
quando oito ou 12 já fazem
um bom trabalho? O V10 não é
necessariamente mais rápido
que os outros. A questão é
como cada motor faz o seu serviço. O V8 e o W12 respeitam limites. Já o V10 não obedece a
qualquer tipo de censura.
O Audi S8 herda o sentido de
urgência do seu meio-irmão
Lamborghini. Um carro muito
esperto, que conta com a presteza do acelerador. Com uma
leve pisada, é possível "colar" as
suas costas e as dos seus passageiros nos encostos. Pode ser
divertido, mas não é, definitivamente, adequado para um sedã.
A satisfação, porém, não é
completa até conhecer o câmbio do S8. O carro se transforma. Em "drive" (D), ele já é rápido. No modo "sport", é uma
máquina ainda mais agressiva,
que emite um rosnado metálico vindo da parte dianteira. Fazer os deslocamentos do câmbio é como estar em um Lamborghini grande, com quatro
portas e quatro argolas da Audi.
Talvez isso seja suficiente para
justificar a existência do S8.
No Brasil, o carro começa a
ser vendido em janeiro por R$ 650 mil. Por mais R$ 50 mil, ele pode receber o sistema de som Bang & Olufsen. A Audi espera vender dez S8 em 2007.
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