São Paulo, domingo, 03 de dezembro de 2006

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Luxo e alto desempenho são marcas do novo S8

Sedã da Audi começa a ser vendido em janeiro no Brasil por R$ 650 mil

Fotos Divulgação
A grade trapezoidal ostenta o logotipo "S8" em vermelho


DO "INDEPENDENT"

À primeira vista, é difícil justificar a existência do S8. É um Audi com motor Lamborghini 5.2 V10 (dez cilindros em "V") ajustado para o Gallardo e quase tão harmonioso quanto em seu projeto original italiano. O S8 desenvolve 450 cv (cavalos), faz de 0 a 100 km/h em 5,1s e atinge 250 km/h de velocidade máxima, limitada eletronicamente. Mas será que esse sedã precisa oferecer tudo isso?
O motor Lamborghini tem obrigações com a Audi, por ser ela, hoje, a sua controladora. A Audi deu um novo sentido de vida à família Lamborghini. E o motor retribuiu o carinho: faz do S8 um exemplar difícil de explicar e fácil de amar.
Além disso, ele é um esportivo luxuoso com alta tecnologia -é usado alumínio na carroceria e no motor. Segundo a Audi, o S8 pesa apenas 1.940 quilos, cerca de 50% menos que uma estrutura equivalente de aço.

Sala de cinema
E ele é surpreendentemente bem construído. Mesmo com algum tempo de vida, o interior é contemporâneo e melhorou com a troca dos adornos de madeira pelos de fibra de carbono.
A temperatura no interior do carro é dividida em quatro zonas. Para manobras de estacionamento, uma câmera mostra em uma tela de cristal líquido o que há atrás do carro.
Por essa mesma tela, é pos- sível controlar o sistema de som. Se o equipamento de série da marca Bose já é bom, o opcional da holandesa Bang & Olufsen é uma verdadeira sala de cinema sobre rodas.
No interior, também há dois espelhos retrovisores iluminados -um de ampliação normal e outro com um potente microscópio eletrônico que aproxima as imagens.
Por baixo do capô, é possível ter os resultados de um A8 com alguns dos motores do grupo Volkswagen/Audi, incluindo os potentes V8 e W12 (dois blocos V6 justapostos). Por que, então, apostar em um dez cilindros quando oito ou 12 já fazem um bom trabalho? O V10 não é necessariamente mais rápido que os outros. A questão é como cada motor faz o seu serviço. O V8 e o W12 respeitam limites. Já o V10 não obedece a qualquer tipo de censura.
O Audi S8 herda o sentido de urgência do seu meio-irmão Lamborghini. Um carro muito esperto, que conta com a presteza do acelerador. Com uma leve pisada, é possível "colar" as suas costas e as dos seus passageiros nos encostos. Pode ser divertido, mas não é, definitivamente, adequado para um sedã.
A satisfação, porém, não é completa até conhecer o câmbio do S8. O carro se transforma. Em "drive" (D), ele já é rápido. No modo "sport", é uma máquina ainda mais agressiva, que emite um rosnado metálico vindo da parte dianteira. Fazer os deslocamentos do câmbio é como estar em um Lamborghini grande, com quatro portas e quatro argolas da Audi. Talvez isso seja suficiente para justificar a existência do S8.
No Brasil, o carro começa a ser vendido em janeiro por R$ 650 mil. Por mais R$ 50 mil, ele pode receber o sistema de som Bang & Olufsen. A Audi espera vender dez S8 em 2007.


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