São Paulo, domingo, 03 de dezembro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

BMW investeem motores movidos a hidrogênio

DA REDAÇÃO

Enquanto algumas montadoras de luxo investem em alto desempenho, outras correm para as novas alternativas de combustíveis renováveis. É o caso da BMW, que apresenta, no Salão de Los Angeles (veja mais na pág. 13), o novo Hydrogen 7. É o primeiro automóvel "premium" a oferecer motores movidos a hidrogênio.
A tecnologia não é das mais novas. Inédito mesmo é o motor V12 (doze cilindros em "V"), que pode funcionar com gasolina ou com hidrogênio líquido. Em geral, os protótipos híbridos movidos a hidrogênio trazem pilhas de combustível, muito caras para carros de rua.
De acordo com a BMW, o propulsor do Hydrogen 7, que gera 260 cavalos de potência, é abastecido por dois tanques de combustível. O de hidrogênio comporta oito quilos e permite uma autonomia de 200 quilômetros. Já o de gasolina, que é utilizado depois que seca o reservatório de hidrogênio, tem 74 litros e é suficiente para rodar mais 480 quilômetros.
Os números de desempenho são tão otimistas quanto os de consumo de combustível. Arrancadas de 0 a 100 km/h são feitas em 9,8 segundos, e a velocidade máxima declarada é de 228 km/h, diz a montadora.
A partir de 2007, o carro começa a ser vendido nos mercados europeu e americano. A BMW não divulga preços nem versões, mas já avisa que o Hydrogen 7 terá série limitada a apenas cem unidades.
Ainda este mês, a montadora fará uma promoção para interessados em testar o carro por seis meses sem custo de rodagem. As inscrições serão feitas pela internet através do site www.clubofpioneers.com.


Texto Anterior: Luxo e alto desempenho são marcas do novo S8
Próximo Texto: Renault amplia família Mégane e entra no mercado das peruas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.