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50 cv deixam Variant 3s mais rápida
Perua da VW ganha motor turbinado de 200 cv, mas deve acertos na suspensão para "segurá-la" em curvas
DA REPORTAGEM LOCAL
Faz tempo que a linha Passat
tenta abandonar a Volkswagen
e ficar próxima à Audi, que pertence ao mesmo grupo. A cada
geração -está na sexta-, o carro se parece mais com um veículo "premium", mas ainda carece de detalhes que constroem
o DNA de um carro de luxo.
O motor 2.0, agora com a opção da turboalimentação e 200
cv (cavalos) -50 cv a mais que a
versão aspirada-, é o que há de
melhor neste Volks. A injeção
direta de combustível, feita por
quatro bicos injetores nos cilindros, permite melhor desempenho. Os números do teste
Folha-Mauá provam que a tecnologia não é só marketing.
Na arrancada de 0 a 100
km/h, a Variant levou 9,03s,
cerca de 3s mais rápida que a
versão aspirada. Mas, para um
carro de 1.518 kg, ter 50 cv a
mais de potência não diz tudo.
A boa vantagem continua na
retomada de 80 km/h a 120
km/h. A versão turbo gastou
8,28s, enquanto a "irmã" cumpriu a mesma prova em 10,02s.
Como a diferença de peso entre as duas versões não chega a
50 kg, as frenagens foram praticamente iguais. Vindo a 80
km/h, a nova perua precisou de
37,2 m para parar, apenas 30
cm a menos que a aspirada.
O requinte de Audi não está
só no motor. Há bancos de couro com aquecimento e regulagens elétricas, freio de mão por
botão e borboletas atrás do volante para a troca das seis marchas. Também estão lá as lanternas redondas com LEDs e os
faróis de xenônio com luzes auxiliares para curvas fechadas.
E o preço é um diferencial da
Variant Turbo. São R$ 157.980
-a aspirada custa R$ 122.730-
e opcionais como teto solar elétrico e sistema de som digital
com toca-CDs e MP3, que somam R$ 17 mil. Com preço perto do da Turbo, só a Peugeot
407 SW V6 (211 cv), de R$
147.539.
(FABIANO SEVERO)
O carro foi cedido para teste pela montadora
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