São Paulo, domingo, 04 de março de 2007

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Cartas

Fiesta carbonizado
"Li o relato de Bianca Luttenschiager sobre os problemas de seu Ka (Veículos, 11/2) e gostaria de relatar que o mesmo ocorreu comigo. Levei meu Fiesta para a primeira revisão, aparentemente sem nenhum problema, e foi diagnosticada a carbonização dos cilindros. Disseram que o problema era devido a agentes externos (gasolina) e que a garantia não cobriria os custos. Para resolver o problema, precisei arcar com R$ 3.190. Tomei conhecimento que vários carros novos da Ford vêm apresentando o mesmo problema. Seria um caso de recall?"
José Roberto Alves Ramalho (São Paulo, SP)

Resposta da Ford - "Os problemas enfrentados foram decorrentes da qualidade do combustível utilizado no veículo."

Faróis do Corolla
"Levei meu Corolla 2003, que está com 42,3 mil quilômetros, à Tsushu para solucionar um defeito no acabamento cromado interno do farol direito, que foi trocado no ato. No final do ano passado, constatei que o farol esquerdo apresentava o mesmo defeito, agravado por embaçamento interno. Retornei à revenda e fui informado de que a garantia já havia acabado. Teria de pagar R$ 515 por um farol novo. Telefonei para a Toyota, e a resposta foi a mesma. Se foi reconhecido o defeito de fabricação no farol direito, por que não reconhecer o no esquerdo?"
Dirceu Ferreira (São Paulo, SP)

Resposta da Toyota - "O procedimento adotado foi pautado nos termos da garantia."

Réplica do leitor - "Não concordo em pagar por um defeito de fabricação da peça."

Óleo caro da Parati
"Levei minha Parati à concessionária para a revisão de 12 meses em garantia na Itacuã. Houve a troca de óleo e filtros e me cobraram R$ 117,19, além de R$ 54,18 de mão-de-obra. Achei a cobrança da mão-de-obra abusiva e desproporcional em relação ao serviço executado. Outras montadoras oferecem o serviço gratuitamente."
Sílvio Kodama (Ribeirão Preto, SP)

Resposta da VW - "A mão-de-obra do primeiro serviço de inspeção é gratuita, mas são de responsabilidade do cliente os custos relacionados a peças e óleos, substituídos de acordo com o tipo de serviço realizado. A Itacuã procedeu conforme as normas de garantia, cobrando o valor da mão-de-obra."


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