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Para BMW X1, esdrúxulos são os outros jipes
Bom de curva, utilitário compacto já é o 2º modelo mais vendido da marca alemã em 2010
FELIPE NÓBREGA
DE SÃO PAULO
Muitos carros são mais bonitos na foto do que ao vivo.
Com o X1, acontece exatamente o contrário.
Não que o BMW seja uma
daquelas obras de arte que os
designers tiram da cartola de
tempos em tempos.
Ainda assim, a ousada
miscigenação de formas, estilos e até de personalidade
fazem desse jipinho único.
Tanto que a montadora
alemã prefere classificá-lo
como SAV -sigla para veículo de atividade esportiva.
Na verdade, o termo tem
mais a ver com o comportamento dinâmico do X1 no asfalto, terreno para o qual foi
realmente concebido.
Com tração integral e controle eletrônico de estabilidade e de inclinação, o topo de
linha xDrive 28i mostra que
gosta mesmo é de curvas.
Nem parece um "crossover"
(mistura de jipe com carro).
Na pista de teste vazia, o
instrutor da BMW, pelo rádio, instiga: "Não acredita?
Então pisa fundo para você
ver como o carro contorna".
Incrédulos, os paramédicos da ambulância parecem
ser os únicos com algum pingo de juízo por ali.
O motor de seis cilindros
em linha e 285 cv entra cheio
no "S", onde a maioria dos jipinhos já perderia a trajetória
aos 80 km/h. O X1 trilha beirando os 100 km/h.
Acaba beliscando a zebra e
rangendo os freios. Sinal de
que o DTC atuou nas rodas
que perdiam a aderência na
simulação de mudança brusca de trajetória.
VICE-LÍDER
Para quem espera aquela
rolagem lateral de esportivos
como o Audi S3, melhor tirar
o cavalinho da chuva.
A eletrônica que "castra" o
X1 (R$ 199 mil) é a mesma
que o diferencia de rivais como o Mercedes-Benz GLK
(R$ 195 mil), cujo destaque é
o conforto e o desempenho
fora de estrada.
Mas é a versão de entrada
do BMW, a 18i (R$ 115 mil),
com motor 2.0 de 150 cv, que
alavanca as vendas do jipinho lançado em março.
Só em agosto foram emplacadas 211 unidades do X1,
fazendo dele o segundo modelo mais vendido da marca
bávara no país, atrás apenas
do Série 3 (336 unidades).
A BMW cedeu o carro para teste
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