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Carros elétricos e híbridos serão taxados como "flex"
Incentivo considera novo programa de etiquetagem, que informará ainda índice de emissões de poluentes
A chegada de híbridos, como o Mercedes S400, fará governo rever tributos; Fusion Hybrid virá em outubro
DO ENVIADO A DEARBORN (EUA)
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA
A partir de novembro, o
Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular entrará
em sua terceira fase. A novidade será a inclusão de dados de emissões de poluentes no selo de eficiência energética, lançado em 2008.
Além de facilitar a consulta pelo carro "verde", a nova
etiqueta -semelhante à de
geladeiras- servirá de base
para que o governo conceda
benefícios fiscais aos carros.
Os primeiros são os híbridos e elétricos, considerados
"limpos" e que pagam hoje
25% de IPI (Imposto sobre
Produtos Industrializados).
O Ministério da Fazenda
planeja taxá-los como os
"flex" -7% para motores de
até um litro, 11% para os de
um e dois litros e 18% para os
que possuem mais de dois litros de capacidade cúbica.
A Ford torce para que isso
ocorra até outubro, quando
apresentará o Fusion Hybrid
no Salão de São Paulo.
O sedã é equipado com um
motor 2.5 a gasolina (158 cv) e
um outro elétrico (36 cv), que
ajuda a poupar combustível.
Num rápido test-drive nos
EUA, o painel do carro chegou a registrar 60 mpg -quase 25 km/l. Mas basta uma arrancada forte para o consumo subir para 6 km/l.
MERCEDES S400
Foi a Mercedes, no entanto, em maio, quem inaugurou o segmento. Até agosto, o
S400 Hybrid (R$ 456 mil) já
emplacou 20 unidades, ante
13 da versão "normal".
O S400, porém, não é um
híbrido completo, capaz de
rodar apenas com eletricidade. Entre o propulsor 3.5 V6 e
o câmbio há um motor elétrico de 20 cv, que faz as vezes
de alternador -são 299 cv.
A bateria de íons de lítio é
recarregada também nas frenagens, e o Start&Stop desliga o motor nos sinais, reduzindo consumo e emissões.
O S400 atinge 100 km/h
em 8s e roda até 13 km/l,
aponta o teste Folha-Mauá.
Um consumo excelente,
ainda mais para um sedã de
luxo de duas toneladas.
O funcionamento dos sistemas aparece no computador de bordo. O motor é tão
silencioso que o painel é a
única maneira de saber se o
propulsor está trabalhando.
A Toyota espera os incentivos para importar o novo
Prius, o híbrido completo
mais vendido do mundo.
Os engenheiros do Brasil
também tentam convencer a
matriz no Japão a desenvolver um Prius "flex".
(FELIPE NÓBREGA e RICARDO RIBEIRO)
Viagem feita a convite da Ford, que cedeu o
Fusion Hybrid para avaliação; a Mercedes
cedeu o S400 Hybrid para teste
INSTITUTO MAUÁ DE TECNOLOGIA
www.maua.br
0/xx/11/4239-3092
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