São Paulo, domingo, 05 de outubro de 2008

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PARIS ELÉTRICA

Esportivos e conversíveis roubam a cena

Lamborghini mostra "sedã de quatro portas" com 560 cv, e Bugatti, Veyron sem capota que atinge 360 km/h

José Augusto Amorim/Folha Imagem
Ainda um protótipo, o Lamborghini Estoque traz motor dianteiro


DO ENVIADO ESPECIAL A PARIS

Por mais que o mercado automobilístico mundial esteja em crise -e o Salão de Paris deste ano deve ser o primeiro a ver vendas em queda desde 2001-, há uma categoria que parece imune a qualquer vendaval, mesmo os provocados pelo aquecimento global. Os esportivos sempre brilham.
Com um nome que sugere seu lançamento no Salão de Los Angeles, a Ferrari trouxe a Paris o California, seu primeiro conversível com teto rígido. Assim, em 13 segundos, ele pode virar um cupê. Inspirado no 250 California, de 1957, é equipado com um inédito motor V8 (oito cilindros em "V") com injeção direta de gasolina e, herdados da F-1, transmissão e controle de tração.
A melhor notícia para os fãs de velocidade, no entanto, é que cada um dos 460 cv (cavalos) só precisa carregar 3,5 kg. Ela chega a 100 km/h em 3,9s.
Outro modelo que perdeu o teto foi o Bugatti Veyron, que se gaba de ser o carro de série mais potente do mundo (1.001 cv). Feito a mão numa produção semanal de duas unidades e com preço de 1,4 milhão (R$ 3,9 milhões), o Veyron passou por um "face-lift" para ficar "sério", nas palavras da Bugatti.
Sua velocidade máxima continua em 407 km/h -com teto aberto, é limitada a 360 km/h.

Tourada
A Bentley, outra marca do grupo Volkswagen, não se contentou com os 560 cv que oferecia e aumentou a potência dos seus 12 cilindros para 610 cv. A versão Speed chega a 322 km/h, 10 km/h a mais.
Superlativo também é seu sistema de som, criado pela britânica Naim. Ele oferece um amplificador de 1.100 W, o mais potente já colocado dentro de um carro, diz a Bentley. Conectar o iPod, por outro lado, é um opcional, compreensível para um veículo desses.
Mas quem mais chamou a atenção no estande da Volkswagen foi a Lamborghini. O conceito Estoque antecipa as linhas de seu esportivo de quatro portas, a sensação do segmento. Batizado com o nome da espada que mata os touros na Espanha, ele foi criado para ser usado no dia-a-dia, mesmo tendo só 1,35 m de altura e 560 cv vindos da dianteira -no Gallardo e no Murciélago, o motor é central. Há quatro assentos individuais e rodas de 22".
Para acompanhar faróis e lanternas agora com LEDs, além de uma grade com elementos verticais, o Maserati Quattroporte ganhou 30 cv. O modelo passa a ser equipado com um motor 4.2 V8 de 400 cv ou um 4.7, também com oito cilindros, de 430 cv.
A Maserati já vendeu, em todo o mundo, 15 mil Quattroporte desde 2003 -no Brasil, ele custa R$ 750 mil. Feliz da vida por ter crescido 40% nas vendas de janeiro a agosto, a italiana vê nos EUA seu maior mercado. Alguém falou em crise aí? (JOSÉ AUGUSTO AMORIM)


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