São Paulo, domingo, 05 de outubro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Novas gerações de Golf e Mégane deixam Brasil para trás

José Augusto Amorim/Folha Imagem
Enquanto a VW brasileira vende a 4ª geração do Golf, Paris revela a 6ª, com versão GTI de 210 cv


DO ENVIADO ESPECIAL

Não tem jeito. A cada salão automobilístico, o Brasil se distancia dos mercados desenvolvidos, mesmo sendo apontado como uma das principais saídas para as montadoras crescerem fora da Europa e dos EUA.
Em casa, a Renault mostrou a terceira geração do Mégane, que já teve 8 milhões de unidades vendidas. Por enquanto disponível apenas nas versões hatch e cupê, o Mégane perdeu a traseira cortada abruptamente e ganhou equipamentos como o freio de mão eletrônico e o sistema de navegação em três dimensões com Bluetooth.
Seu maior rival, o Volkswagen Golf, chega à sexta geração como o modelo mais vendido na história da montadora. E mantém sua identidade visual, com caixas de roda sobressalentes e uma larga coluna "C".
Aos 32 anos, o GTI será lançado oficialmente depois de abril de 2009 com preço de 26,4 mil (R$ 73,3 mil). No Brasil, a quarta geração custa até R$ 101.550 e usa um motor 1.8 turbo de 193 cv -o europeu usa um 2.0 turbo de 210 cv, vai a 240 km/h e oferece controle dinâmico de chassi.
Também no segmento dos médios, o Peugeot 308 ganhou sua versão cupê-cabriolet, com teto rebatível em 20s, operação que reduz o porta-malas de 465 litros para 266 litros. Mas não será importado para o Brasil, pois o antecessor ganhará sobrevida com o motor 2.0 Flex nas versões hatch e sedã.
O Ford Ka também não será reconhecido por um brasileiro em Paris. Ainda que o hatch de São Bernardo do Campo seja um sucesso, ele não foi feito para jovens que querem, por exemplo, interior verde-limão.
Feito na linha de montagem do Fiat 500, cuja importação para o Brasil está confirmada, o Ka europeu terá pela primeira vez a opção de motor a diesel. Ah, também aparecerá no filme de James Bond. (JAA)


Texto Anterior: Esportivos e conversíveis roubam a cena
Próximo Texto: Cartas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.