São Paulo, domingo, 05 de outubro de 2008

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Cartas

Com 207, 206 Escapade se desvaloriza

"Sou dono de uma perua 206 Escapade ano 2008. A Peugeot fez uma propaganda enorme no lançamento desta versão e, dois anos depois, tira o carro do mercado. Simplesmente pararam de fabricá-lo. Paguei R$ 45 mil em um automóvel que, em 12 meses, se desvalorizou muito. Hoje não vale mais do que R$ 33 mil. Ainda soube que esse valor seria referente a este fim de semana, pois poderia diminuir ainda mais. Isso porque a Peugeot só irá fabricar a 207 SW, e não mais sua versão aventureira. Resumindo: tive uma depreciação de 36% em menos de um ano. Nunca mais comprarei um carro da Peugeot."
Rodrigo de Campos Manoel (São Paulo, SP)

Resposta da Peugeot - "O mercado automotivo brasileiro está cada vez mais dinâmico e suscetível a mudanças, como o lançamento de novos produtos e a valorização ou desvalorização de determinados segmentos. A Peugeot não tem como exercer ingerência sobre essas variáveis. Em contato telefônico feito com o cliente no dia 19 de setembro, prestamos os esclarecimentos sobre o assunto."

Réplica do leitor - "Não é comum um carro como a 206 Escapade ser tão desvalorizado em um período tão curto."

Vectra sem peça
"Tenho um Vectra GLS ano 1999. De férias em Poços de Caldas (MG), fui à revenda Rithimo, no dia 18 de agosto, e solicitei o botão de ajuste dos retrovisores externos, que foi encomendado à fábrica. Informaram que eu receberia a peça dentro de uma semana. Voltei à autorizada no dia 4 de setembro e soube que a General Motors não vende mais a peça avulsa. Eu deveria adquiri-la em um conjunto cujo preço é no mínimo 15 vezes maior. Fica meu protesto por não ser atendido pela fábrica."
Antônio Carlos dos Santos (Piracicaba, SP)

Paris elétrica - "O caso foi concluído pelo atendimento Chevrolet. A revenda informou ao cliente que a peça faz parte de um conjunto e não é vendida separadamente."

Revisão do Sandero
"Levei meu Sandero para fazer a revisão de 10 mil quilômetros. Pelo meu entendimento, só os itens assinalados no manual do carro deveriam ser custeados pelo proprietário. Qualquer outro componente ou serviço seria coberto pela garantia.
Mas a revisão do Sandero custou R$ 565. Se fossem considerados apenas os itens mencionados no manual, eu teria de pagar R$ 165. Detalhe: o valor da revisão já é definido na hora em que se entra com o carro na revenda, sem que o veículo seja analisado por um técnico."
Rodrigo Vaz dos Santos (São Paulo, SP)

Resposta da Renault - "Oferecemos um bônus ao cliente para compensar o inconveniente causado. E iremos verificar na concessionária o valor exato do desconto na revisão."

Ducato sem laudo
"Comprei um kit de embreagem para a Ducato ano 2008 na concessionária Itavema. Quando o mecânico montou as peças e testou o carro, deu um estalo forte. Ele desmontou a embreagem novamente e notou que o rolamento havia quebrado. Liguei para a revenda e soube que o problema ocorreu por falha na montagem da peça, que foi analisada pela Fiat. Segundo a montadora, a falha, de fato, ocorreu na montagem da embreagem. Pedi um laudo técnico para apresentar ao meu mecânico, mas informaram que a Fiat não faria nenhum laudo a respeito."
Fábio Fonseca (São Paulo, SP)

Resposta da Fiat - "A peça foi adquirida na Itavema e instalada fora da rede de concessionárias. Conforme análise da peça, o inconveniente foi gerado por falha na montagem."

Direção do Fox
"Comprei um Fox Route em dezembro do ano passado. O carro, por duas vezes, passou por reparos na caixa de direção, mas o defeito persiste. Resolvi deixar o carro na autorizada até que a peça fosse substituída. Abri um protocolo de reclamação na Volkswagen porque acho que essa reivindicação é um direito meu, e não abro mão dele."
Marcelo Mendes (São Paulo, SP)

Resposta da Volkswagen - "A concessionária Brasilwagen já foi orientada em relação aos procedimentos necessários para a solução do caso. O cliente foi informado de todo o processo."


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