São Paulo, domingo, 06 de agosto de 2006

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Cartas

Sem ar no Vectra
"Realizei um sonho ao adquirir um veículo topo de linha, com todos os opcionais, por R$ 80,5 mil. Mas, ao virar a esquina, meu Vectra "morreu". Desliguei tudo, dei partida, e o motor voltou a funcionar. Achava que era falta de combustível, mas, ao ligar o ar-condicionado, uma nuvem de fumaça saiu do capô com um cheiro de queimado. Fui à revenda e recebi o diagnóstico de que o compressor do ar-condicionado estava queimado. Pediram uma semana para repor a peça. Quando o carro ficar pronto, irei colocá-lo à venda."

Alberto Marcelo Parada (São Paulo, SP)

Resposta - A GM informou que sua área técnica acompanha o caso desde que soube do problema e que está tomando todas as providências necessárias para a satisfação do cliente.

Réplica - O leitor disse à Folha que o ar-condicionado foi consertado, mas que apareceram outros defeitos. Por isso a GM lhe cedeu um veículo similar e levou o seu à fábrica, onde está desde 20 de julho.

SpaceFox atrasada
"Pedi, pela internet, uma SpaceFox em 2 de maio. Já liguei cinco vezes para o atendimento da VW, e fui informado de que a entrega está atrasada devido a uma greve dos auditores da Receita Federal."

Marcelo Tondatti (Maringá, PR)

Resposta - De acordo com a VW, a SpaceFox do cliente deve ser entregue em breve.

Réplica - O leitor teve prometida a entrega para esta semana.

Corsa Flex a álcool
"Há três meses, meu Corsa Sedan Flexpower não aceita gasolina. Nem a revenda nem a montadora encontram solução para o problema. Elas também não oferecem nenhum serviço extra, como outro carro ou serviço de leva-e-traz."

Marisa Ribeiro Alves (São Paulo, SP)

Resposta - Segundo a GM, o veículo foi entregue em condições normais após testes feitos na presença da cliente.

Documentos retidos
"Tive de esperar 12 dias para conseguir retirar um Mille seminovo que comprei na concessionária Da Vinci. Além disso, já liguei oito vezes para lá porque ainda não recebi a documentação. Hoje soube que há um débito antigo de IPVA e uma multa do antigo dono."

Jean Ricardo de Camargo (São Paulo, SP)

Resposta - Segundo a Fiat, a Da Vinci tomou as providências para a entrega do documento.

Réplica - O leitor disse à Folha que a Da Vinci só entregou o documento no dia 1º de agosto.

Taxa para o 307
"Quando a luz do airbag do meu 307 acendeu, agendei o conserto na Aquitaine, onde o comprei e sempre fiz as revisões. No fim do dia em que deixei meu carro lá, uma funcionária me ligou informando que haviam encontrado dois problemas e que seria preciso trocar algumas peças. Fui informado de que uma das peças só chegaria na semana seguinte, mas, como eu precisava do carro, pedi que agendassem o reparo para outra data. Fui surpreendido com a resposta: caso eu retirasse meu veículo sem a realização do serviço, teria de pagar uma "taxa de diagnóstico" de R$ 130."

Vitor Augusto Sena (São Paulo, SP)

Resposta - De acordo com a Peugeot, a situação foi resolvida.

Réplica - O leitor disse à Folha que, após ter reclamado com o Procon e a montadora, o valor foi restituído e o conserto foi realizado em cortesia.


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