São Paulo, domingo, 06 de setembro de 2009

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Futura lei de emissões antecipa novidades

Ford e Fiat prometem motores menos poluentes já a partir do próximo ano; limites apertam após 2014

FELIPE NÓBREGA
DA REPORTAGEM LOCAL

Na vitrine das concessionárias os carros nacionais parecem cheios de novidades. No entanto, muitos deles escondem propulsores veteranos atrás de faróis modernosos.
Nos próximos dois anos, Fiat e Ford devem agitar o segmento de veículos médios e compactos com a promessa de motores mais econômicos e potentes, além de menos poluentes, como exige o Conama (Conselho Nacional do Meio Ambiente) a partir de 2014.
O anúncio de novas tecnologias foi feito por executivos de montadoras, na última segunda-feira, durante simpósio do SAE (Sociedade dos Engenheiros da Mobilidade).
"Um inédito motor 1.6 nacional equipará o Focus já no próximo ano", diz o presidente da Ford, Marcos de Oliveira. Mas manteve segredo quanto à data de lançamento da versão 2.0 "flex" do hatch, que, segundo lojistas, chega em novembro.
O novo motor 1.6 do Focus equipará também o Fiesta reestilizado -vendido na Europa e com chance de ser produzido no Brasil a partir de 2011.
Já a Fiat prepara uma nova família de propulsores flexíveis com sistema inteligente de abertura de válvulas. A FTP, divisão de motores da marca, trabalha nos Tritec 1.4 16v e 1.6 16v e ainda desenvolve um motor de maior cilindrada, que pode substituir o 1.8 comprado da GM para equipar as versões Adventure da Fiat, por exemplo.
A troca mecânica deve ocorrer após 2010, quando finda o acordo entre as montadoras. Pelo menos a Fórmula Fiat começa em abril com o novo 1.6 16v equipando os monopostos.


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