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Futura lei de emissões antecipa novidades
Ford e Fiat prometem motores menos poluentes já a partir do próximo ano; limites apertam após 2014
FELIPE NÓBREGA
DA REPORTAGEM LOCAL
Na vitrine das concessionárias os carros nacionais parecem cheios de novidades. No
entanto, muitos deles escondem propulsores veteranos
atrás de faróis modernosos.
Nos próximos dois anos, Fiat
e Ford devem agitar o segmento de veículos médios e compactos com a promessa de motores mais econômicos e potentes, além de menos poluentes, como exige o Conama
(Conselho Nacional do Meio
Ambiente) a partir de 2014.
O anúncio de novas tecnologias foi feito por executivos de
montadoras, na última segunda-feira, durante simpósio do
SAE (Sociedade dos Engenheiros da Mobilidade).
"Um inédito motor 1.6 nacional equipará o Focus já no próximo ano", diz o presidente da
Ford, Marcos de Oliveira. Mas
manteve segredo quanto à data
de lançamento da versão 2.0
"flex" do hatch, que, segundo
lojistas, chega em novembro.
O novo motor 1.6 do Focus
equipará também o Fiesta reestilizado -vendido na Europa e
com chance de ser produzido
no Brasil a partir de 2011.
Já a Fiat prepara uma nova
família de propulsores flexíveis
com sistema inteligente de
abertura de válvulas. A FTP, divisão de motores da marca, trabalha nos Tritec 1.4 16v e 1.6 16v
e ainda desenvolve um motor
de maior cilindrada, que pode
substituir o 1.8 comprado da
GM para equipar as versões Adventure da Fiat, por exemplo.
A troca mecânica deve ocorrer após 2010, quando finda o
acordo entre as montadoras.
Pelo menos a Fórmula Fiat começa em abril com o novo 1.6
16v equipando os monopostos.
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