São Paulo, domingo, 06 de setembro de 2009

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Pneus "run flat" prometem, enfim, conforto

Nova geração de aros, que rodam até vazios, chega ao país sem ser unanimidade, mas dispensa o estepe

RICARDO RIBEIRO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

O lançamento da terceira geração de pneus "run flat" (que rodam mesmo sem ar) promete amenizar a principal reclamação quanto ao produto: a falta de conforto de rolagem.
Mesmo suprimindo a necessidade do estepe, ainda não são unanimidade entre montadoras (leia texto abaixo).
Mas os pneus reforçados ganham cada vez mais espaço.
Nos EUA, devem equipar 4% dos carros novos até 2011, enquanto, na Europa, marcas de luxo como a BMW os aplicam em vários modelos, incluindo os exportados para o Brasil.
O diferencial dessa tecnologia é que o veículo pode continuar rodando por até 80 km mesmo com o pneu furado. Isso sem riscos de danos à roda e à suspensão, contanto que a velocidade não exceda 80 km/h.
Para Fábio Lopes, gerente de produto da Pirelli, o "run flat" proporciona comodidade.
"O motorista não precisa estacionar o carro num local arriscado, por exemplo, só para substituir um pneu murcho. Mesmo nessa condição, o veículo dotado da tecnologia mantém a dirigibilidade", diz Lopes.
Outra promessa é o melhor controle do automóvel quando há perda de pressão repentina.
"Isso só é possível porque há reforços nas paredes laterais do pneu que permitem suportar o peso do veículo e todas as torções geradas pela roda", explica José Carlos Quadrelli, gerente de engenharia da Bridgestone.

Estepe
A Bridgestone, pioneira nesse segmento com o Porsche 959, em 1987, encabeça o anúncio da terceira geração dos "run flat", com intenção de rebater críticas de falta de conforto dos pneus -de rolagem menos macia que a dos comuns.
"A diferença é uma parede mais maleável, produzida com compostos que reduzem a geração de calor na deformação", afirma Quadrelli.
Com isso, ele vê agora a possibilidade de a tecnologia chegar também aos modelos compactos equipados com rodas de aro avantajado.
Continental e Michelin também comercializam no país pneus do tipo reforçado.
Para designers automotivos, os "run flat" são uma mão na roda, pois liberam o espaço que seria do estepe para outros usos, como o aumento da capacidade do porta-malas. Na Toyota Sienna, a área extra sobre o eixo traseiro permitiu instalar tração integral na minivan.


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