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Duro, pneu não combina com ajuste da suspensão de carros como os nacionais
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA
Nenhum automóvel nacional
sai de fábrica equipado com o
"run flat" atualmente. Além de
custar até três vezes mais que
um pneu comum, o principal
empecilho é técnico, afirmam
especialistas.
De acordo com José Sétimo
Spini, diretor de pós-venda da
BMW, como o "run flat" tem
um rodar mais áspero, no momento de desenvolver um automóvel para recebê-lo, a montadora precisa compensar com
uma calibragem específica do
sistema de suspensão.
"Caso o motorista substitua
os pneus comuns pelos do tipo
"run flat", possivelmente sentirá desconforto no trânsito",
atenta Fábio Lopes, da Pirelli.
Como um pneu de alta performance, o reforçado custa
cerca de R$ 1.000 -é o recomendado para equipar determinados modelos de marcas
como Mercedes, BMW e Jeep.
Mas o "run flat", depois de furado, tem conserto? De acordo
com Marcos Belli, consultor da
concessionária Agulhas Negras, esse tipo de pneu pode ser
reparado como outro qualquer,
mas requer ferramental específico. "No entanto, quando o dano é na lateral, o produto é descartado."
(RR)
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