São Paulo, domingo, 06 de setembro de 2009

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Duro, pneu não combina com ajuste da suspensão de carros como os nacionais

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Nenhum automóvel nacional sai de fábrica equipado com o "run flat" atualmente. Além de custar até três vezes mais que um pneu comum, o principal empecilho é técnico, afirmam especialistas.
De acordo com José Sétimo Spini, diretor de pós-venda da BMW, como o "run flat" tem um rodar mais áspero, no momento de desenvolver um automóvel para recebê-lo, a montadora precisa compensar com uma calibragem específica do sistema de suspensão.
"Caso o motorista substitua os pneus comuns pelos do tipo "run flat", possivelmente sentirá desconforto no trânsito", atenta Fábio Lopes, da Pirelli.
Como um pneu de alta performance, o reforçado custa cerca de R$ 1.000 -é o recomendado para equipar determinados modelos de marcas como Mercedes, BMW e Jeep.
Mas o "run flat", depois de furado, tem conserto? De acordo com Marcos Belli, consultor da concessionária Agulhas Negras, esse tipo de pneu pode ser reparado como outro qualquer, mas requer ferramental específico. "No entanto, quando o dano é na lateral, o produto é descartado." (RR)


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