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Até a Rolls-Royce entra na onda dos "sem-teto"
FREE-LANCE PARA A FOLHA, EM GENEBRA
O gosto pelo vento no rosto não
contaminou apenas os carros de
linha. Chegou até mesmo à tradicional Rolls-Royce, com o conceito 100EX. Criado para comemorar o 100º aniversário da marca,
tem portas que se abrem ao contrário, centro do capô prateado e
motor 9.0 V16 de 64 válvulas.
Com o devido barulho, a Renault mostrou o seu Wind, um
roadster de linhas ousadas. Em
vez de faróis, há tubos transparentes. No lugar de lanternas, feixe de luz. Por dentro, um painel
circular centraliza as informações. O motor é 2.0 16V de 134 cv.
A Volkswagen também entrou
na onda. Por meio de um sistema
eletridráulico, o Concept C vai de
conversível a cupê em poucos segundos e ainda tem teto solar. Como o Wind, o motor é 2.0 -porém desenvolve 150 cv. É marcante a grade do radiador, de alumínio, o capô em curva e o farol.
"Com-teto"
Mas nem só de descapotados vivem os conceitos de Genebra. A
Renault revelou sua maior surpresa, o Modus. "Ele é muito parecido com a versão de série que
começa a ser vendida neste ano",
afirma Rémi Deconinck, diretor
de produto da montadora.
Deve chegar às concessionárias
francesas em setembro, para se
posicionar "ligeiramente acima
do Clio", nas palavras do executivo, que o define assim: "Mais espaçoso que um Clio e mais polivalente que um Twingo".
Com o espaço urbano cada vez
mais caro, a Europa busca fazer
automóveis compactos por fora e
espaçosos por dentro. Assim é o
Opel TRIXX. Compacto, mas sem
perder a emoção, garantida em
modelos como o Ford Fiesta ST
(com seu motor 2.0 de 150 cv) e o
Fiesta RS Concept, com mais de
180 cv, que deve demorar dois
anos para chegar às ruas.
Não poderia faltar um representante da onda retrô. Em Genebra,
responde pelo nome de Fiat Trepiùno, espécie de releitura do modelo 500, mas com bancos maleáveis e traseira que lembra a do
Ford Ka, com lanternas maiores.
Já o Your Concept Car, o YCC,
da Volvo, foi criado por mulheres
"profissionais e independentes"
que trabalham na marca sueca.
Vários comandos foram mudados de lugar -o câmbio foi instalado no volante, e o freio de mão é
eletrônico, liberando espaço no
console central.
(LPZ)
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