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Como Brasil, Europa busca "mau caminho"
FREE-LANCE PARA A FOLHA, EM GENEBRA
Se o Brasil não pode ter o que há
de melhor na Europa, pelo menos
compartilha com o velho continente uma tendência: a de criar
versões "off-road" (ou imitações
delas) de modelos que já estão
rodando pelas ruas.
Automóveis do tipo "adventure", reais ou conceitos, feitos para
enfrentar as pistas mais adversas
(de preferência, de terra), estão
brilhando pelos estandes do Palexpo, o "Anhembi suíço".
O que mais rapidamente pode
virar realidade no hemisfério Sul é
o Citroën C3 XRT, com cara de fora-de-estrada, mas 4x2, devidamente paramentado com pára-choques pretos, proteções laterais
e bagageiro no teto.
"Off-road" real
Verdadeira 4x4 é a perua Alfa
Romeo 156 Crosswagon -variação da Sportwagon-, outra apresentação mundial de Genebra,
que estará à venda na Europa a
partir do segundo semestre, mas
não deve ser importada para o
Brasil. Seu motor 1.9 de 150 cv é a
diesel, proibido no país.
Em seu material de divulgação,
a tradicional marca esportiva italiana afirma propor uma particular interpretação estilística e de
projeto dos veículos "all-road".
Ou seja, denuncia meio sem querer sua principal concorrente, a
Audi Allroad, além da Volvo
XC70 e da Subaru Outback.
Do mesmo grupo ao qual pertence a Alfa, a Fiat também mostra uma versão 4x4 de seu modelo
pequeno, o Panda (não existe no
Brasil). Como conceito, seu estande apresenta ainda a versão 5Terre da Idea (minivan que deverá
ser fabricada no Brasil para concorrer com a Chevrolet Meriva).
Mais robusta, com lanternas traseiras arredondadas, pode ser um
prenúncio do que será feito em
Betim (MG).
(LPz)
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