São Paulo, domingo, 07 de março de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Como Brasil, Europa busca "mau caminho"

FREE-LANCE PARA A FOLHA, EM GENEBRA

Se o Brasil não pode ter o que há de melhor na Europa, pelo menos compartilha com o velho continente uma tendência: a de criar versões "off-road" (ou imitações delas) de modelos que já estão rodando pelas ruas.
Automóveis do tipo "adventure", reais ou conceitos, feitos para enfrentar as pistas mais adversas (de preferência, de terra), estão brilhando pelos estandes do Palexpo, o "Anhembi suíço".
O que mais rapidamente pode virar realidade no hemisfério Sul é o Citroën C3 XRT, com cara de fora-de-estrada, mas 4x2, devidamente paramentado com pára-choques pretos, proteções laterais e bagageiro no teto.

"Off-road" real
Verdadeira 4x4 é a perua Alfa Romeo 156 Crosswagon -variação da Sportwagon-, outra apresentação mundial de Genebra, que estará à venda na Europa a partir do segundo semestre, mas não deve ser importada para o Brasil. Seu motor 1.9 de 150 cv é a diesel, proibido no país.
Em seu material de divulgação, a tradicional marca esportiva italiana afirma propor uma particular interpretação estilística e de projeto dos veículos "all-road". Ou seja, denuncia meio sem querer sua principal concorrente, a Audi Allroad, além da Volvo XC70 e da Subaru Outback.
Do mesmo grupo ao qual pertence a Alfa, a Fiat também mostra uma versão 4x4 de seu modelo pequeno, o Panda (não existe no Brasil). Como conceito, seu estande apresenta ainda a versão 5Terre da Idea (minivan que deverá ser fabricada no Brasil para concorrer com a Chevrolet Meriva). Mais robusta, com lanternas traseiras arredondadas, pode ser um prenúncio do que será feito em Betim (MG). (LPz)


Texto Anterior: Até a Rolls-Royce entra na onda dos "sem-teto"
Próximo Texto: Marcas alemãs desequilibram "campo neutro"
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.