|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
VW cresce mais que rivais e encosta na Fiat
Venda recorde também empolga Ford, que terá novo Fiesta em 2011
DA REPORTAGEM LOCAL
Outubro foi histórico para o
segmento de automóveis e comerciais leves, que fechou o
mês com 281.306 unidades
vendidas. O crescimento acumulado de 8% deve se manter
até o final deste ano, fechando
um recorde de 2,9 milhões de
veículos, prevê a Fenabrave (federação das concessionárias).
Das grandes montadoras, a
Volkswagen foi a que mais cresceu em participação -de 21,9%
para 23% do mercado. No entanto, a Fiat se mantém na liderança, com 24,5% -610,7 mil
veículos emplacados neste ano.
"O crescimento da VW está
ligado à renovação de produtos
e à participação em novos segmentos [como o do Voyage]",
afirma Thomas Schmall, presidente da marca, que promete
uma picape nos moldes da Toyota Hilux já em fevereiro.
A meta é voltar à ponta do
mercado, posição perdida em
2001 para a Fiat, que apostou
em variações da família Palio.
Ciente também de que novos
produtos atraem vendas, a Fiat
prepara para o início de 2010
um compacto mais caro que o
Mille (R$ 24.640). No segundo
semestre chega o médio Bravo.
Novo Fiesta
Diferentemente da Chevrolet, que segue fazendo barulho
por 19,8% do mercado, a Ford,
com metade dessa participação
e em quarto no ranking, prefere
agir com discrição e não espalha que a matriz finaliza a linha
de montagem do novo Fiesta
no México. Sem Imposto de
Importação, o modelo poderá
ser vendido no Brasil em 2011.
O carro será lançado, antes,
nos EUA, durante o Salão de
Los Angeles, no mês que vem.
A estratégia de substituir utilitários grandalhões por modelos menores e mais econômicos
é a solução que a Ford de lá encontrou para sair da bancarrota. No último trimestre, a marca fechou com lucro líquido de
US$ 997 milhões, o primeiro
resultado positivo desde 2005.
A ideia de produzir carros
globais ainda vai influenciar o
desenho do Fiesta produzido
na Bahia. O compacto será
reestilizado e ficará igual ao indiano Figo.
(FELIPE NÓBREGA)
Texto Anterior: Fiat 500 pode virar nacional em 2010 e ficar com preço atrativo Próximo Texto: Peças & acessórios: Sema vê briga entre carros potentes e "verdes" Índice
|