São Paulo, domingo, 08 de novembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

VW cresce mais que rivais e encosta na Fiat

Venda recorde também empolga Ford, que terá novo Fiesta em 2011

DA REPORTAGEM LOCAL

Outubro foi histórico para o segmento de automóveis e comerciais leves, que fechou o mês com 281.306 unidades vendidas. O crescimento acumulado de 8% deve se manter até o final deste ano, fechando um recorde de 2,9 milhões de veículos, prevê a Fenabrave (federação das concessionárias).
Das grandes montadoras, a Volkswagen foi a que mais cresceu em participação -de 21,9% para 23% do mercado. No entanto, a Fiat se mantém na liderança, com 24,5% -610,7 mil veículos emplacados neste ano.
"O crescimento da VW está ligado à renovação de produtos e à participação em novos segmentos [como o do Voyage]", afirma Thomas Schmall, presidente da marca, que promete uma picape nos moldes da Toyota Hilux já em fevereiro.
A meta é voltar à ponta do mercado, posição perdida em 2001 para a Fiat, que apostou em variações da família Palio.
Ciente também de que novos produtos atraem vendas, a Fiat prepara para o início de 2010 um compacto mais caro que o Mille (R$ 24.640). No segundo semestre chega o médio Bravo.

Novo Fiesta
Diferentemente da Chevrolet, que segue fazendo barulho por 19,8% do mercado, a Ford, com metade dessa participação e em quarto no ranking, prefere agir com discrição e não espalha que a matriz finaliza a linha de montagem do novo Fiesta no México. Sem Imposto de Importação, o modelo poderá ser vendido no Brasil em 2011.
O carro será lançado, antes, nos EUA, durante o Salão de Los Angeles, no mês que vem.
A estratégia de substituir utilitários grandalhões por modelos menores e mais econômicos é a solução que a Ford de lá encontrou para sair da bancarrota. No último trimestre, a marca fechou com lucro líquido de US$ 997 milhões, o primeiro resultado positivo desde 2005.
A ideia de produzir carros globais ainda vai influenciar o desenho do Fiesta produzido na Bahia. O compacto será reestilizado e ficará igual ao indiano Figo. (FELIPE NÓBREGA)


Texto Anterior: Fiat 500 pode virar nacional em 2010 e ficar com preço atrativo
Próximo Texto: Peças & acessórios: Sema vê briga entre carros potentes e "verdes"
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.