São Paulo, domingo, 09 de janeiro de 2011

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TESTE FOLHA-MAUÁ

A3 tem sistema antibarbeiragem por R$ 16 mil

DE SÃO PAULO

A cena parece a de um futuro distante: o instrutor de autoescola Alexandre do Prado demonstra para uma aluna o sistema que faz o Audi A3 Sportback estacionar sozinho -a baliza costuma ser o bicho-papão de boa parte dos motoristas.
"É só apertar um botão no painel e acionar a seta para informar aos sensores de que lado se quer parar o veículo", explica Prado à aprendiz, sentada no banco do carona.
Como num passe de mágica, o A3 anda para trás (ao aliviar o freio) e o volante gira sozinho ao entrar na vaga. Um apito breve avisa que a manobra terminou.
Sem crer na façanha, Rosilene da Silva, 32, põe a cabeça para fora da janela e verifica a distância "perfeita" em relação ao meio-fio.
"Se pudesse usar esse carro no exame prático, passaria facilmente", brinca. A legislação, porém, não permite.
Mesmo assim, o Park Assist (assistente de manobra) da Audi não mostrou ser um sistema antibarbeiragem. Os sensores de estacionamento "copiam" a posição do carro da frente. Se ele estiver muito colado ao meio-fio, por exemplo, o Audi raspa as rodas de aro 17 na guia.

CAÇAMBA
Caçambas também são identificadas pelo sistema, que exige vaga paralela com ao menos 1,5 m além do comprimento do carro.
Equipado com o mesmo solícito motor 2.0 turbo do A3, o VW Tiguan (R$ 100 mil) oferece o acessório separado por R$ 3.765 -no Audi, vem junto com outros mimos por R$ 16 mil e eleva o preço do A3 para R$ 137 mil.
O jipinho da VW foi o primeiro a trazer o item para o país, no início de 2010.
A Mercedes B 180 Confort (R$ 106 mil) e o BMW 550i (R$ 395 mil) também o disponibilizam -fora das autoescolas.

A Audi cedeu o A3 para teste

INSTITUTO MAUÁ DE TECNOLOGIA
www.maua.br; 0/xx/11/4239-3092



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