São Paulo, domingo, 10 de junho de 2007

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Cartas

Carros da Da Vinci têm senão de peça e documento
"Comprei um Clio 2001 na concessionária Da Vinci. O carro foi entregue nove dias depois porque precisou passar por revisão na autorizada. No primeiro dia de uso, a bateria descarregou, e o carro parou de funcionar. Comprei uma bateria nova por R$ 170 e solicitei a restituição à Da Vinci. A revenda se recusa a atender o pedido, alegando que eu deveria ter levado o carro para ser analisado em sua oficina."
Miriam Ruzza (São Paulo, SP)
 

"Minha mulher comprou, em julho de 2005, um Ka 2003 na Da Vinci. O carro foi furtado em outubro, e nossa corretora descobriu, através de uma consulta ao Detran, que o veículo pertencia à Safra Leasing e que o arrendatário era a JMC Dahruj. O contrato havia sido liquidado em 23 de setembro de 2005. Deparando-me com esse estelionato, fui à Da Vinci cobrar uma satisfação e comunicar que iria à delegacia fazer um boletim de ocorrência.
O responsável pela área de documentação, reconhecendo o erro, viabilizou o empréstimo de um Palio até que a questão fosse resolvida. Também deu sua palavra que não teríamos nenhum tipo de prejuízo. Ficamos com o carro dez meses.
A seguradora cobrou o IPVA e o seguro obrigatório do Ka para liquidar o sinistro, e o funcionário da Da Vinci ficou de pagá-los, mas não o fez. Nós tivemos de pagar R$ 300, pedimos o reembolso à revenda, mas até agora não recebemos nada."
Edson Lopes Corrêa (São Paulo, SP)

Resposta Da Vinci - "A cliente Miriam Ruzza não retornou à revenda, pois seria atendida prontamente na resolução do inconveniente alegado. Informamos a cliente que o termo de garantia é bem claro ao indicar a impossibilidade de reembolso de reparos executados. Em relação ao caso de Edson Lopes Corrêa, estamos tomando as medidas necessárias."

Réplica dos leitores - Miriam Ruzza diz que não foi à revenda porque "não podia ficar parada na rua ou guinchar o carro por problema na bateria". Já Edson Lopes Corrêa reclama que tenta solucionar seu problema há dois anos. "Não me conformo com a má-fé da diretoria da Da Vinci, que agora se recusa a me reembolsar alegando ter deixado um carro-reserva por dez meses e já ter tido muito prejuízo comigo."
Nota da Fiat - "Para todos os casos de atendimento em qualquer concessionária da marca, a Fiat Automóveis adota as medidas cabíveis e as eventuais correções necessárias."

Revenda Volkswagen
"Minha idéia era comprar dois veículos na Sabrico, mas um deles, uma Saveiro 1.8 Supersurf, demorou 60 dias para chegar. Isso representa um atraso de quase o dobro do prazo prometido para a entrega. A desculpa foi que o problema era da própria Volkswagen. Mas, em função do tratamento que vinha recebendo do vendedor -que não mais me atendia ou era ríspido e grosseiro-, decidi cancelar a compra e solicitar a quantia paga de volta. Encaminhei algumas mensagens à diretoria da revenda, mas fui ameaçado. Afirmaram que, se eu não retirasse o carro, seria multado e processado."
Gilberto Magalhães (São Paulo, SP)

Resposta da Volkswagen - "A Sabrico entregou o veículo na data combinada. A autorizada informa que os fatos narrados não correspondem à verdade."

Revenda Fiat
"Comprei, na Amazonas, um Corsa com três meses de garantia. Com poucos dias de uso, porém, voltou para revisão, pois apresentava defeito na caixa de direção, na embreagem, no freio, no rolamento das rodas dianteiras e na parte elétrica. Peguei o veículo, mas ele continuava com os mesmos defeitos. Ao sair da revenda, constatei que ele ficou muito pior do que quando entrou. Ele "saia" de frente e, momentaneamente, ficou sem o freio, além de o volante não responder nas curvas. Fui então a outra unidade da Amazonas. Quando saiu, deu para perceber que muitos dos problemas continuavam. Propus ao gerente consertar o carro em uma oficina de confiança, mas ele não aceitou. Os três meses de garantia estão vencendo, e ninguém me liga."
Antônio da Rocha Silva (São Paulo, SP)

Resposta da Fiat - "A Amazonas tomará as medidas necessárias para sanar a reclamação."

Réplica do leitor - "Ficou acordado com a Amazonas que o Corsa 2000 vai ser trocado por um Palio do mesmo ano. Prometeram a entrega até 16 de junho."


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