São Paulo, domingo, 10 de junho de 2007

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"Barato", 335i tem performance de M6

Com 201 cv a menos, sedã da BMW é R$ 344 mil mais em conta que cupê e atinge os 100 km/h só 0,2s depois

Renato Stockler/Folha Imagem
O 335i vem com o pacote esportivo da BMW, que inclui itens como as rodas de 18 polegadas


DA REDAÇÃO

Há consumidores que se preocupam com o status que seu carro transmite. Outros motoristas dão preferência à equação custo/benefício. Se os dois tipos se fundissem, comprariam um BMW 335i.
Equipado com motor turbinado de 306 cv (cavalos), o sedã que marcou a abertura das importações brasileiras nos anos 90 custa R$ 291 mil -na prática, R$ 292,5 mil, já que o preço menor se refere à pintura sólida, disponível só em branco.
O aspirado M6, com 201 cv a mais, sai por R$ 635 mil. E os dois aceleram juntos, como aponta o teste Folha-Mauá. O sedã vai de 0 a 100 km/h em 5,52s -até 200 km/h, são 20,61s. Já o cupê requer 5,33s.
O 335i é o Série 3 mais potente à venda. Contudo está previsto para chegar ao Brasil no próximo ano o M3, que tem 420 cv. Ele é o primeiro modelo da série a usar propulsor V8 (oito cilindros em "V").
Mas nem mesmo o M3 tem tanto torque (força) quanto o 335i. São 40,8 kgfm contra 37,2 kgfm. Mais um número que proporciona uma performance invejável, como a retomada de 40 a 80 km/h em meros 3,97s.
A BMW vende no Brasil o 335i com o pacote esportivo "M". Isso significa que o carro vem com rodas de 18 polegadas, suspensão mais rígida e bancos dianteiros esportivos. A velocidade máxima também passa para 250 km/h -o 320i tem um limite de 215 km/h.
Os freios a disco ventilado nas quatro rodas trabalham com eficiência para combater esses algarismos que deixam feliz até mesmo quem não gosta de matemática. Se o motorista vier a 40 km/ h e pisar no freio, percorrerá 12,4 m.
Outra estatística curiosa. Após percorrer um quilômetro, o 335i estará a 214,9 km/h. O velocímetro de um Fiat Palio indicará 126,4 km/h; o de um Honda Civic, 154,7 km/h.

Rivalidade
Se o consumidor se deixar tomar pela racionalidade e procurar um concorrente para o 335i, perceberá que sua compra terá de ser mesmo emocional. Ele não tem rivais diretos.
O novo Mercedes-Benz Classe C é importado com, no máximo, 231 cv. Lançado na Europa em março, ele ainda não conta com a apimentada versão AMG. Espera-se que ela seja apresentada no Salão de Frankfurt (setembro) com 475 cv.
Na família Audi, o A4 oferece de 163 cv a 255 cv. É bem verdade que há o RS4, mas ele está em um degrau acima do 335i. Tem 420 cv e custa R$ 470 mil.
Fugindo dos alemães, é possível encontrar o Jaguar X-Type (com até 231 cv), o Volvo S40 (máximo de 220 cv), o Honda Accord (240 cv), o Toyota Camry (284 cv).
Mas não tem jeito. O 335i é mesmo um carro singular.
(JOSÉ AUGUSTO AMORIM)


O carro foi cedido para teste pela montadora

INSTITUTO MAUÁ DE TECNOLOGIA
www.maua.br
0/xx/11/4239-3092


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