|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
"Barato", 335i tem performance de M6
Com 201 cv a menos, sedã da BMW é R$ 344 mil mais em conta que cupê e atinge os 100 km/h só 0,2s depois
Renato Stockler/Folha Imagem
|
O 335i vem com o pacote esportivo da BMW, que inclui itens como as rodas de 18 polegadas
|
DA REDAÇÃO
Há consumidores que se
preocupam com o status que
seu carro transmite. Outros
motoristas dão preferência à
equação custo/benefício. Se os
dois tipos se fundissem, comprariam um BMW 335i.
Equipado com motor turbinado de 306 cv (cavalos), o sedã
que marcou a abertura das importações brasileiras nos anos
90 custa R$ 291 mil -na prática, R$ 292,5 mil, já que o preço
menor se refere à pintura sólida, disponível só em branco.
O aspirado M6, com 201 cv a
mais, sai por R$ 635 mil. E os
dois aceleram juntos, como
aponta o teste Folha-Mauá. O
sedã vai de 0 a 100 km/h em
5,52s -até 200 km/h, são
20,61s. Já o cupê requer 5,33s.
O 335i é o Série 3 mais potente à venda. Contudo está
previsto para chegar ao Brasil
no próximo ano o M3, que tem
420 cv. Ele é o primeiro modelo da série a usar propulsor V8
(oito cilindros em "V").
Mas nem mesmo o M3 tem
tanto torque (força) quanto o
335i. São 40,8 kgfm contra 37,2
kgfm. Mais um número que
proporciona uma performance
invejável, como a retomada de
40 a 80 km/h em meros 3,97s.
A BMW vende no Brasil o
335i com o pacote esportivo
"M". Isso significa que o carro
vem com rodas de 18 polegadas, suspensão mais rígida e
bancos dianteiros esportivos. A
velocidade máxima também
passa para 250 km/h -o 320i
tem um limite de 215 km/h.
Os freios a disco ventilado
nas quatro rodas trabalham
com eficiência para combater
esses algarismos que deixam
feliz até mesmo quem não gosta de matemática. Se o motorista vier a 40 km/ h e pisar no
freio, percorrerá 12,4 m.
Outra estatística curiosa.
Após percorrer um quilômetro,
o 335i estará a 214,9 km/h. O
velocímetro de um Fiat Palio
indicará 126,4 km/h; o de um
Honda Civic, 154,7 km/h.
Rivalidade
Se o consumidor se deixar tomar pela racionalidade e procurar um concorrente para o
335i, perceberá que sua compra terá de ser mesmo emocional. Ele não tem rivais diretos.
O novo Mercedes-Benz Classe C é importado com, no máximo, 231 cv. Lançado na Europa
em março, ele ainda não conta
com a apimentada versão
AMG. Espera-se que ela seja
apresentada no Salão de Frankfurt (setembro) com 475 cv.
Na família Audi, o A4 oferece
de 163 cv a 255 cv. É bem verdade que há o RS4, mas ele está
em um degrau acima do 335i.
Tem 420 cv e custa R$ 470 mil.
Fugindo dos alemães, é possível encontrar o Jaguar X-Type (com até 231 cv), o Volvo
S40 (máximo de 220 cv), o
Honda Accord (240 cv), o Toyota Camry (284 cv).
Mas não tem jeito. O 335i é
mesmo um carro singular.
(JOSÉ AUGUSTO AMORIM)
O carro foi cedido para teste pela montadora
INSTITUTO MAUÁ DE TECNOLOGIA
www.maua.br
0/xx/11/4239-3092
Texto Anterior: Cartas Próximo Texto: Com defeito de sem-teto, BMW inova Índice
|