São Paulo, domingo, 11 de janeiro de 2004

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Com investimentos pesados, fábricas japonesas são as maiores responsáveis pela queda das vendas de DaimlerChrysler, Ford e GM

Frota nipônica atinge as grandes dos EUA

DO ENVIADO ESPECIAL A DETROIT

As vendas das três grandes montadoras americanas -DaimlerChrysler, Ford e General Motors- caíram 3,4% em 2003. Culpa, principalmente, das japonesas, que investiram pesado no mercado de automóveis. Agora elas resolveram atacar na linha de picapes. Honda, Mitsubishi e Toyota apresentaram protótipos, enquanto a Nissan mostrou a terceira geração da Frontier.
A Honda criou a SUT (Sport Utility Truck), a primeira picape de sua história e inspiração para o modelo que será lançado em 2005 e produzido no Canadá. Os japoneses quiseram combinar um interior espaçoso e prático -característico dos utilitários esportivos- com uma caçamba.
Usando estrutura monobloco, o conceito foi pensado para jovens pais de família. Em outras palavras, funde o uso diário (trabalho e atividades familiares) e os esportes praticados no final de semana. O desenho inspira força e agilidade, e a SUT tem tração 4x4.
Focando novos consumidores, a Mitsubishi Sport Truck Concept traz um estilo urbano e sofisticado, com espaço de sedã e capacidade de carga de picape. Segundo Dan Sims, gerente-geral de pesquisa e design da Mitsubishi, seu desenho inspira paixão.
E paixão começa com performance, diz a montadora. O motor 4.7 V8 gera 235 cv (cavalos), e o câmbio automático tem a opção D+, que permite trocas manuais no volante. Em termos de desenho, a Sport Truck Concept tem o pára-choque que será usado em todas as picapes e que protege carros menores em acidentes.
A Toyota aposta tanto no segmento de picapes que anunciou uma nova fábrica no Texas, de onde sairá a Tundra 2006. Enquanto isso, na Califórnia, o centro de design deu à luz FTX. O objetivo foi criar um DNA para as picapes da marca, usando a herança da família Land Cruiser.
Banco e volante são muito altos, dando sensação de total controle, e as informações mais importantes são visualizadas numa tela em três dimensões. Os bancos traseiros, desdobrados, viram pequenos barcos. A FTX -movida a gasolina e eletricidade- seria resistente para o trabalho, mas estaria sempre pronta para a diversão.

Mais
Enquanto Honda, Mitsubishi e Toyota exercitam a imaginação, a Nissan põe na linha de montagem no Tennessee a nova Frontier, com itens da "irmã maior" Titan, como o desenho da suspensão e o sistema de fixação de carga.
A palavra "mais" norteou o projeto. A Frontier cresceu, enfrenta mais o "off-road" e teve a capacidade de carga aumentada. O entreeixos está 24,9 cm maior, aumentando o conforto interno. Com o motor 4.0 V6, a potência subiu 70 cv e agora é de 250 cv.
O Ford EcoSport não está no Cobo Center, mas sua plataforma serviu de base para o conceito Bronco. Enquanto a maioria dos utilitários esportivos se distancia da origem, o estudo da Ford tem linhas quadradas, inspiradas no Bronco das décadas de 60 e 70.
Segundo Jim Padilla, vice-presidente-executivo da Ford, tanto o Bronco como o EcoSport poderiam ser boas opções para o mercado canadense. Em parte dos Estados Unidos, o jipinho brasileiro serviria a nichos de mercado.
O primeiro conceito da Land Rover não será produzido, mas reúne toda a tecnologia da marca. O Range Stormer foi concebido para ter bom desempenho no asfalto, mas manter a tradição fora-de-estrada. Um sistema controla câmbio, suspensão, freios e tração para adaptar o carro ao terreno. Já o Jeep Rescue tem mapeamento topográfico em 3D, câmeras infravermelhas para busca e telefone por satélite. (JAA)


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