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Com investimentos pesados, fábricas japonesas são as maiores responsáveis pela queda das vendas de DaimlerChrysler, Ford e GM
Frota nipônica atinge as grandes dos EUA
DO ENVIADO ESPECIAL A DETROIT
As vendas das três grandes
montadoras americanas
-DaimlerChrysler, Ford e General Motors- caíram 3,4% em
2003. Culpa, principalmente, das
japonesas, que investiram pesado
no mercado de automóveis. Agora elas resolveram atacar na linha
de picapes. Honda, Mitsubishi e
Toyota apresentaram protótipos,
enquanto a Nissan mostrou a terceira geração da Frontier.
A Honda criou a SUT (Sport
Utility Truck), a primeira picape
de sua história e inspiração para o
modelo que será lançado em 2005
e produzido no Canadá. Os japoneses quiseram combinar um interior espaçoso e prático -característico dos utilitários esportivos- com uma caçamba.
Usando estrutura monobloco, o
conceito foi pensado para jovens
pais de família. Em outras palavras, funde o uso diário (trabalho
e atividades familiares) e os esportes praticados no final de semana. O desenho inspira força e
agilidade, e a SUT tem tração 4x4.
Focando novos consumidores,
a Mitsubishi Sport Truck Concept
traz um estilo urbano e sofisticado, com espaço de sedã e capacidade de carga de picape. Segundo
Dan Sims, gerente-geral de pesquisa e design da Mitsubishi, seu
desenho inspira paixão.
E paixão começa com performance, diz a montadora. O motor
4.7 V8 gera 235 cv (cavalos), e o
câmbio automático tem a opção
D+, que permite trocas manuais
no volante. Em termos de desenho, a Sport Truck Concept tem o
pára-choque que será usado em
todas as picapes e que protege
carros menores em acidentes.
A Toyota aposta tanto no segmento de picapes que anunciou
uma nova fábrica no Texas, de
onde sairá a Tundra 2006. Enquanto isso, na Califórnia, o centro de design deu à luz FTX. O objetivo foi criar um DNA para as
picapes da marca, usando a herança da família Land Cruiser.
Banco e volante são muito altos,
dando sensação de total controle,
e as informações mais importantes são visualizadas numa tela em
três dimensões. Os bancos traseiros, desdobrados, viram pequenos barcos. A FTX -movida a
gasolina e eletricidade- seria resistente para o trabalho, mas estaria sempre pronta para a diversão.
Mais
Enquanto Honda, Mitsubishi e
Toyota exercitam a imaginação, a
Nissan põe na linha de montagem
no Tennessee a nova Frontier,
com itens da "irmã maior" Titan,
como o desenho da suspensão e o
sistema de fixação de carga.
A palavra "mais" norteou o projeto. A Frontier cresceu, enfrenta
mais o "off-road" e teve a capacidade de carga aumentada. O entreeixos está 24,9 cm maior, aumentando o conforto interno.
Com o motor 4.0 V6, a potência
subiu 70 cv e agora é de 250 cv.
O Ford EcoSport não está no
Cobo Center, mas sua plataforma
serviu de base para o conceito
Bronco. Enquanto a maioria dos
utilitários esportivos se distancia
da origem, o estudo da Ford tem
linhas quadradas, inspiradas no
Bronco das décadas de 60 e 70.
Segundo Jim Padilla, vice-presidente-executivo da Ford, tanto o
Bronco como o EcoSport poderiam ser boas opções para o mercado canadense. Em parte dos Estados Unidos, o jipinho brasileiro
serviria a nichos de mercado.
O primeiro conceito da Land
Rover não será produzido, mas
reúne toda a tecnologia da marca.
O Range Stormer foi concebido
para ter bom desempenho no asfalto, mas manter a tradição fora-de-estrada. Um sistema controla
câmbio, suspensão, freios e tração
para adaptar o carro ao terreno. Já
o Jeep Rescue tem mapeamento
topográfico em 3D, câmeras infravermelhas para busca e telefone por satélite.
(JAA)
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