São Paulo, domingo, 11 de janeiro de 2004

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TESTE

Caçula da Volks se aproxima do "irmão mais velho" em preço e interior, mas ganha quando o quesito é o desempenho

Fox está mais para Gol do que para Polo

Roberto Assunção/Folha Imagem
A versão 1.6 do compacto VW Fox custa a partir de R$ 24.990


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Ele nasceu para fazer a Volkswagen do Brasil voltar a ser líder de vendas. Acabou com as versões mais sofisticadas do Gol e com as mais baratas do Polo. Foi totalmente desenhado no Brasil e aposta no bom espaço interno. Além disso, é o primeiro "popular" que roda com álcool, gasolina ou os dois juntos.
Mas será que o Fox é tudo isso? Mais de 6.000 pessoas -6.028, na verdade- já compraram uma unidade. A versão 1.6 custa a partir de R$ 24.990. O Gol 1.6 Total Flex começa nos R$ 22.180 -há uma versão mais barata, mas com o interior da geração anterior. Para o Polo, o único que ainda não é bicombustível, o preço sugerido é de R$ 31.972. Ou seja, o Fox está mais para Gol do que para Polo.
Internamente, o novato também se assemelha ao Gol: é todo de plástico, e a unidade testada, com 3.500 km rodados, apresentava barulho no painel, como o de um parafuso solto. Nesse quesito, o Polo se aproxima do Golf.
A Volks criou um espaço inteligente e diz que construiu o carro de dentro para fora. Há 17 porta-objetos, que acumulam 32 litros. De série na opção topo de linha, o sistema ARS permite o deslizamento dos bancos traseiros.

Motorização
A motorização do Fox é a mesma do Polo e do Golf, mas com o chip que permite o uso do álcool. O motor 1.6 gera 101 cv (cavalos) a gasolina e 103 cv ao usar o combustível "verde". O Gol tem 97 cv e ganha outros dois com álcool.
Nos testes Folha-Mauá, eles mostraram ser equilibrados quanto a desempenho. Na aceleração de 0 a 100 km/h, por exemplo, o Fox foi mais rápido, levando 11,32s, enquanto o Gol precisou de 11,41s, e o Polo, de 11,65s.
Nas retomadas, o Polo foi mais ágil. Apesar de perder para o Fox na de 40 a 80 km/h (7,32s contra 9,03s), ele ganha nas velocidades maiores. Entre 80 e 120 km/h, passam-se 10,7s. A bordo do Fox são 12,68s, e o Gol leva 13,62s.
Com preços quase iguais para freios ABS (antitravamento) e airbag (não disponível para o Fox, assim como a pintura perolizada), o caçula da família foi o melhor em frenagem. Percorreu 54 metros quando vinha a 100 km/h, 40 cm a menos que o Polo. O Gol já teria batido no carro da frente, uma vez que andou 58 metros.
(JOSÉ AUGUSTO AMORIM)


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