São Paulo, domingo, 11 de maio de 2008

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Criativos, carros "tunados" atraem clientes

Desde marca de bebida até dedetizadora, empresas modificam veículo de propaganda para ganhar destaque

DENISE RIBEIRO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Escorpião, aranha, besouro, cupim, formiga. Esse exército de insetos, que pode devastar a tranqüilidade de um lar, virou atração lúdica desde que foi adotado como espécie de alegoria nos carros da D.D.Drin.
A empresa dedetizadora, fundada em 1957, usa, desde os anos 60, o padrão zebrado como diferencial nos seus 40 carros -25 circulam no Estado de São Paulo. Mas os bichos fincados no teto das picapes Chevrolet Corsa chegaram em 2000, por iniciativa do sócio Jean-Claude Ville. Ele encomendou os modelos a um carnavalesco, e o sucesso foi imediato.
"O carro é um meio de comunicação muito eficiente, principalmente em São Paulo, onde o trânsito intenso aumenta o tempo de exposição da marca", afirma Diego Ville, da Antídoto Design, agência contratada pela D.D.Drin. Prova disso, segundo ele, é que 10% dos novos clientes procuram a dedetizadora por meio do telefone ou do e-mail exibidos nos veículos.
Esses verdadeiros outdoors ambulantes funcionam como mídia alternativa eficaz para muitas empresas. Especialmente as que precisam aproximar sua marca de uma determinada faixa de público.

Couro e TV de plasma
Desde Mini Cooper carregando uma lata gigante de Red Bull até a Kombi retrô personalizada pela Campari, os carros modificados para propaganda querem impressionar o cliente.
"Com um carro "tunado" presente nos momentos mais "quentes" do consumidor, a marca torna-se interativa, dialoga com ele", argumenta Paulo Sérgio Quartiermeister, professor de gestão de marcas da ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing).
Segundo ele, usar veículos na propaganda funciona bem para empresas que precisam inovar na mensagem e marcar presença em eventos ligados aos atributos da marca.
É o caso da Campari, que prepara ações inéditas para sua "Kombi-bar". Ela foi transformada em ambiente sofisticado, com sofá de couro vermelho capitonê e TV de plasma.
"O objetivo é aumentar nossa malha de comunicação, levando a experiência da marca para eventos de moda, como o São Paulo Fashion Week. Lá, procuramos um olhar diferenciado do consumidor", explica Alexandre Grigoleto Reis, gerente de marketing da Campari.

Nascar
Contando com o fascínio dos carrões sobre o público, a Affinia, fabricante dos filtros de ar Wix, deixou um Fiat Marea parecido com um carro da Nascar, a Stock Car americana.
Para isso pintou o sedã de amarelo e instalou rodas de 18 polegadas, bancos do tipo concha, redes de proteção nos vidros e um aerofólio traseiro.
"O carro será utilizado em visitas a autopeças e oficinas mecânicas, as únicas autorizadas a comercializar nossos filtros", explica Daniela Mitsueda, coordenadora de comunicação da Affinia. É o primeiro passo da líder de filtros nos Estados Unidos e na Europa para impactar o público brasileiro.


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