São Paulo, domingo, 11 de junho de 2006

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Solstice faz americano esperar 6 meses por 0-km

Com teto de lona, conversível da Pontiac custa a partir de R$ 46 mil

DO ENVIADO ESPECIAL A INDAIATUBA

A indústria automobilística americana tem apelado ao passado para recuperar vendas. Basta ver o desenho dos atuais Chevrolet Corvette e Ford Mustang. Outro exemplo é o Pontiac Solstice, que se inspira nos conversíveis tradicionais.
Seu sucesso foi imediato. O Solstice foi lançado em 15 de abril de 2005 e ainda há uma fila de espera de seis meses pelo roadster (conversível de dois lugares). O segredo é o preço: nos Estados Unidos, único país onde é vendido, custa a partir de US$ 20.490 (R$ 46 mil). Pode chegar a US$ 27.590.
Claro que houve um esforço do departamento de marketing da fábrica. As primeiras mil unidades foram comercializadas numa promoção durante a versão americana do programa "O Aprendiz". Todos os carros foram vendidos em 41 minutos, com pedidos em mais de 650 revendas. Outras 4.000 pessoas ficaram na fila de espera.
Apresentado como conceito em 2002, o projeto do Solstice foi feito em apenas quatro meses. A tração é traseira, e o capô se abre para a frente. Para que o preço permanecesse baixo, a fábrica adotou um teto recolhido manualmente. Com ele fechado, o modelo não tem a forma de um cupê, o que é comum nos conversíveis de hoje.
Ainda que pareça um contra-senso para o mercado norte-americano, o Solstice é equipado com câmbio manual. Ele faz parceria com um motor 2.4 com quatro cilindros em linha. São 172 cavalos e 23,5 kgfm. Os números oficiais revelam que sua aceleração até 100 km/h acontece em 7,2 segundos.
O Solstice agradou tanto que a General Motors, dona da Pontiac, resolveu vendê-lo com o logotipo de outra marca. O Saturn Sky é idêntico ao original.
(JOSÉ AUGUSTO AMORIM)


O carro foi cedido para avaliação pela montadora

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