São Paulo, domingo, 12 de setembro de 2004

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PÉ NA ESTRADA

Motorista deve escolher calçado que seja cômodo, fique preso ao corpo e não tenha salto nem plataforma

Sapato representa segurança ao volante

ROSANGELA DE MOURA
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Não se trata de estar ou não na moda. Mas principalmente as mulheres devem tomar cuidado antes de colocar um sapato e dirigir. Os próprios fabricantes se preocupam com a questão e investem para desenvolver calçados que se dêem bem com pedais.
O Código de Trânsito Brasileiro diz apenas que o motorista deve estar calçado adequadamente. Segundo a assessoria de imprensa do Detran-SP (Departamento Estadual de Trânsito), o condutor não pode estar descalço, e é considerado adequado o sapato que não sai do pé nem compromete a utilização dos pedais. Quem não obedecer pode levar uma multa de R$ 85,13, além de ganhar cinco pontos no prontuário.
Rita Moura, 39, médica e diretora da Abramet (Associação Brasileira de Medicina de Tráfego), recomenda, principalmente às mulheres, que um mocassim ou um tênis fique de reserva no carro. Assim é possível deixar de lado o salto, a plataforma ou o tamanco.
""O salto pode enroscar no tapete, a plataforma atrapalha a mobilidade [os pés ficam longe do pedal], e o tamanco ou o chinelo que não é preso aos pés pode sair facilmente", exemplifica Moura.
A médica aconselha secar a sola caso ela esteja molhada. ""Os so- lados que não são antiderrapantes escorregam facilmente nos pedais", comenta.

Tecnologia
A indústria de calçados tem desenvolvido tecnologias para proporcionar conforto e segurança na hora de dirigir um veículo. No entanto, a maioria da pesquisa é voltada aos modelos masculinos.
O designer de calçados da San Marino, Sérgio Dantas, recomenda os mocassins tanto para homens como para mulheres. ""Eles são os mais indicados porque são confeccionados com solados de borracha, e o couro é macio por ter recebido tratamento no curtume. Isso proporciona leveza ao produto, ótimo ajuste nos pés e evita a transpiração", afirma.
A Democrata desenvolveu uma linha em que o solado é colocado de dentro para fora, e não costurado. ""O modelo possui mais aderência aos pés e não tem nenhuma sobra de acabamento que possa se prender sem querer nos pedais", explica Andrea Rinaldi, gerente de marketing da empresa.
Já a Opananken, de Franca (400 km ao norte de São Paulo), lançou a linha Moto Confort, com couro hidrofugado (resistente à entrada de água) e solado inteligente: no bico, recebeu um reforço para evitar o desgaste. O corpo da bota é acolchoado para proteger a perna, e a palmilha é anatômica para não deformar com o uso.
Anderson Lemos Birman, 50, fundador da Arezzo, reconhece que são poucas as opções pensadas para a mulher que dirige. Mas ressalta que a consumidora prioriza cada vez mais o conforto.
""Modelos com salto baixo e sola de borracha texturizada são os mais procurados. Também têm boa saída os com forro especial, que proporciona mais maciez e absorção de calor." Birman desaconselha tênis volumosos porque causam instabilidade, mas recomenda "sapatênis" flexíveis.

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