São Paulo, domingo, 14 de setembro de 2008

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Focus troca de papel para ser coadjuvante do sedã

Hatch custa a partir de R$ 58.190; versão anterior continua em série com motor 1.6 Flex por R$ 45.120

DO ENVIADO ESPECIAL A BARILOCHE

Pesquisas da Ford atestam que a Peugeot é referência em design, mesmo penando para transformar seu consagrado 307 hatch num sedã insosso. "Deixem-nos [Peugeot] assumir essa fama de injustiçados", ironiza Antônio Baltar, gerente-geral de marketing da Ford, dando a entender que, por anos, carregou esse fardo no bagageiro do Focus Sedan. Para não errar no novo, parece que o departamento de design da Ford fez o contrário: desenhou o sedã e depois o hatch. Seu vidro traseiro é bem inclinado e lembra o de notchbacks (entre hatchbacks e sedãs). "O teto tem caimento e termina num pequeno aerofólio. As lanternas verticais são inspiradas nas do Focus anterior", lembra João Marcos Ramos, gerente de design da Ford. Mesmo assim, será penetra na festa de arromba dos sedãs. O hatch será só 30% das vendas do novo, calcula a Ford. Sem querer, ela deixa escapar que isso não significa mais que 2.000 unidades por mês -em agosto, a Toyota vendeu 4.424 Corolla. "Somando o novo e o anterior [continuará em linha com motor 1.6 Flex], será substancialmente mais que isso", prevê o presidente Marcos de Oliveira. Por R$ 58.190, o hatch GLX vem com ar-condicionado, direção eletroidráulica, trio elétrico, freios com ABS (antitravamento) e airbag duplo. O câmbio automático custa mais R$ 4.500, também com motor 2.0 a gasolina de 145 cv.


FABIANO SEVERO viajou a convite da Ford, que cedeu o carro para avaliação

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