São Paulo, domingo, 14 de setembro de 2008

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Cartas

Sem Corolla
"Fui à concessionária Topázio obter informações sobre um Corolla XLi 1.6 para portador de deficiência física, ou seja, com câmbio automático e isenções de IPI e ICMS. Entreguei toda a documentação necessária e soube que receberia o carro em, no máximo, 90 dias. Passados pouco mais de 60 dias, contatei a Toyota e soube que o Corolla a gasolina não seria disponibilizado na cor branca. Por isso, a contragosto, alterei para prata. Fui informado de que não existia nenhum pedido formalizado em meu nome porque a revenda não encaminhou a documentação para a fábrica. O vendedor me mostrou um e-mail recebido da Toyota informando que, pelo excesso de pré-pedidos, a fábrica suspendeu a venda direta de Corolla. Contudo seriam dados descontos no carro zero-quilômetro, sem isenção de ICMS."
Thiago Barbosa (Feira de Santana, BA)

Resposta da Toyota - "Entramos em contato com o cliente para solucionar o caso."

Réplica do leitor - "A Toyota propôs duas alternativas: um Corolla XLi 1.8 Flex somente com isenção de IPI por R$ 54 mil ou um Corolla XLi 1.6 a gasolina por R$ 45 mil. Eu receberia esse carro após 90 dias."

Chave do Palio
"Pouco mais de um mês após comprarmos um Palio, tentaram furtá-lo. Como o carro não foi levado, meu marido acionou a polícia e a seguradora, que constatou que o Palio deveria ser guinchado à autorizada, pois todo o sistema de ignição foi danificado. Já se passaram 16 dias, e o carro permanece na Amazonas. Liguei várias vezes para a central de atendimento, mas não consegui nem retorno nem um carro-reserva."
Maria Teresa La Farina Ava (São Paulo, SP)

Resposta da Fiat - "O veículo foi reparado pela Amazonas e entregue em condições de uso."

Mégane sem garantia
"O computador de bordo da minha Mégane Grand Tour indicou que meu carro está com problemas no câmbio. Fui à concessionária de Alphaville, e o atendente me disse que, devido ao fato de não ter feito a revisão dos 20 mil quilômetros, eu perdi a garantia do carro. Mas o problema do câmbio é mecânico, ou seja, de fábrica, e não de mau uso. Perco a garantia de dois anos porque se passaram 2.000 quilômetros?"
Ricardo Jordão Magalhães (São Paulo, SP)

Resposta da Renault - "Contatamos o cliente e explicamos que não podemos devolver a garantia devido ao não-cumprimento da manutenção preconizada pela Renault, mas repararemos o câmbio em cortesia."

Réplica do leitor - "O câmbio foi reparado, mas o atendimento que recebi foi humilhante. Por esse motivo, nunca mais compro um carro dessa marca."


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