São Paulo, domingo, 14 de outubro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cartas

Stilo teve mais de 30 problemas

"Comprei um Stilo 1.8 16V em novembro de 2005. O veículo só foi entregue em dezembro daquele ano, após receber diversos reparos. Hoje o carro tem 17 mil quilômetros e já esteve na assistência técnica quatro meses. Foi guinchado duas vezes e levou mais de 30 reparos entre pintura, parte elétrica, suspensão e câmbio.
Alguns defeitos permanecem. Outros surgiram. Desde o dia 30 de agosto, o veículo permanece na revenda para que finalizem os consertos.
A garantia terminou no dia 6 e, para solucionar o problema, a Fiat quer me vender um veículo novo mais caro do que o valor praticado no mercado. Ainda terei, segundo eles, de resolver o caso na Justiça."
Luís Carlos Longhi da Rocha (Cotia, SP)

Resposta da Fiat - "O veículo foi devidamente reparado e devolvido ao cliente, sem ônus, pela concessionária Etrusca."

Réplica do leitor - "Até hoje eles estão tentando resolver todos os defeitos do carro. Até aceitaram, depois de muita insistência, trocar meu veículo.
O maior problema é que vou ter de pagar muito para receber um modelo 2007 do Stilo. Na próxima semana, porém, o carro sofrerá alterações e já virá como linha 2008."

Pane no C3
"Comprei um C3 há 40 dias e já tive vários problemas. O carro foi levado à revenda três vezes e, na última, ficou retido para conserto por nove dias.
Fui informado de que a parte elétrica apresentava problemas e que alguns itens haviam sido trocados. Mas o problema voltou. Estou inseguro com um carro novo nessas condições."
Edgar Geraldo da Motta (São Paulo, SP)

Resposta da Citroën - "Segundo a revenda, o veículo apresentou uma pane elétrica no painel e não pegava. Os técnicos diagnosticaram a necessidade de reparar o chicote, sem custo adicional. O veículo foi devolvido ao cliente em perfeitas condições no dia 20 de setembro."

Chave (falsa) do Logan
"Recebi uma mala-direta da Renault que dava uma chave e um cupom para o sorteio de um Logan. Conforme o regulamento disponível no site da montadora, a chave deveria ser testada em um carro na concessionária. Se o motor funcionasse, ganhava-se o carro. Fui, então, à Itavema-France. O carro indicado para o teste da chave era um Logan Privilège.
Como fui proprietário de dois Clio, notei que o Logan testado tinha codificação de chave -havia uma luz intermitente que piscava no painel. As chaves que vi na revenda, inclusive a minha, deveriam ter o chip, que faz o motor funcionar.
Mas como o veículo vai ligar se as chaves não têm codificação? Será que essa campanha da Renault é falsa?"
Maurício Demichelli (São Paulo, SP)

Resposta da Renault - "Todas as chaves não premiadas não entram na ignição do carro. Só há quatro chaves codificadas que fazem o carro ligar. Isso está no regulamento, no quarto item.
As chaves que não ligam são realmente semelhantes, pois temos três moldes para produzi-las. Em muitos casos, portanto, elas serão iguais. As chaves premiadas têm um desenho diferenciado e foram registradas em cartório."

206 com barulho
"Meu 206 apresenta um ruído metálico sempre que o motor passa de 2.200 rpm. Levei o veículo à Republique, mas não encontraram o problema. A revenda ainda trocou, sem motivo, algumas peças do meu carro, que está na garantia.
Já fui cinco vezes à assistência técnica da Peugeot. Na minha opinião, trata-se de um problema elétrico. Tenho medo de que o carro pegue fogo."
Vitor Hugo dos Santos Silva (Campinas, SP)

Resposta da Peugeot - "A fábrica propôs o envio de um técnico para acompanhar o teste. O agendamento foi programado para o dia 18 na Republique."

Palio sem freios
"No dia 6 de setembro, comprei um Palio 07/08. Há duas semanas, porém, bati o carro após ter problemas no freio.
No dia seguinte, ainda sem entender o motivo, fiz testes de frenagem. Percebi que o carro não freava imediatamente.
Agora estou com o veículo batido na revenda. Pior: perdi a confiança nele."
Julio Cézar Zílio Brum (São Paulo, SP)

Resposta da Fiat - "A Itavema, com o cliente, constatou que o sistema de freio não apresenta nenhum problema."

Réplica do leitor - "O caso ainda não foi resolvido, e o carro continua batido na revenda."


Texto Anterior: Mais barato, Tiida tem seguro mais em conta que o do Golf
Próximo Texto: "Tunado", Astra europeu só lembra Vectra por fora
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.