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Marea, Blazer e Courier brecam na hora da venda
Nem lojas da Fiat recompram modelo; Chevrolet tem seguro muito alto
DA REPORTAGEM LOCAL
Eles já não agradam como
antes e sentem a idade. Sem
grandes mudanças há anos, o
Chevrolet Blazer (lançado em
1995), o Fiat Marea (1998) e a
Ford Courier (1997) estão vendendo pouco. Neste ano, as médias, por mês, foram de 90
Blazer, 115 Marea e 620
Courier em todo o país.
No caso do Marea, pesam o
valor de revenda -nem autorizadas da Fiat o aceitam- e o alto custo de reparo. "O carro valia R$ 36 mil, mas ofereciam
R$ 23 mil", relata a economista
Marilene Sambuichi, 47, que
tentou, sem sucesso, revender
sua Marea Weekend.
"É melhor vender para particular", explicou um vendedor à
Folha. "Se aceitarmos, pagaremos de 20% a 30% abaixo da tabela", disse outro. Para a Fiat, o
modelo, que deixou de ser feito
na Itália em 2002, tem alto índice de satisfação, e a oferta do
mercado e a conservação do
carro é que definem o preço.
A pedagoga Silvana Padilha,
45, é uma das satisfeitas. "A Palio Weekend era R$ 4.000 mais
barata", compara a dona de
uma Marea Weekend. "Ela é
confortável e espaçosa. Na revenda, há depreciação mesmo,
mas nunca me preocupei."
Para o consultor da Molicar
Vitor Meizikas Filho, 42, as lojas evitam o Marea para não
gastar com reparos no motor.
Quanto ao Blazer, ele diz que o
utilitário é muito visado. Na
Porto Seguro, a versão Executive tem prêmio de R$ 15.294,58.
A Chevrolet diz que ele agrada a muitos segmentos, como o
dos frotistas. Com cinco filhos,
o médico Tales Garcia dos Santos, 42, vê o conforto e o espaço
do utilitário como ideais. "Não
há similar nacional. Importados custam três vezes mais."
A picape Courier nunca foi
destaque, mas cumpre o objetivo: "Não temos grande expectativa de venda e não vamos
mudar seu estilo", explica Wilson Vasconcellos Filho, 40, gerente de picapes da Ford, que
viu a líder Fiat Strada vender
3.522 unidades em maio. "Melhoramos o custo/benefício, e
as vendas estão dentro do planejado." Em semanas, ela ganha sua versão furgão.
Mas há "veteranos" que são
sucesso de vendas. O Fiat Mille,
quase o mesmo desde 1984,
vende, em média, 10 mil unidades mensais. E o Volkswagen
Gol, com a mesma plataforma
de 1994, é o carro mais vendido
no Brasil.
(GERSON CAMPOS)
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