São Paulo, domingo, 16 de julho de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Marea, Blazer e Courier brecam na hora da venda

Nem lojas da Fiat recompram modelo; Chevrolet tem seguro muito alto

DA REPORTAGEM LOCAL

Eles já não agradam como antes e sentem a idade. Sem grandes mudanças há anos, o Chevrolet Blazer (lançado em 1995), o Fiat Marea (1998) e a Ford Courier (1997) estão vendendo pouco. Neste ano, as médias, por mês, foram de 90 Blazer, 115 Marea e 620 Courier em todo o país.
No caso do Marea, pesam o valor de revenda -nem autorizadas da Fiat o aceitam- e o alto custo de reparo. "O carro valia R$ 36 mil, mas ofereciam R$ 23 mil", relata a economista Marilene Sambuichi, 47, que tentou, sem sucesso, revender sua Marea Weekend.
"É melhor vender para particular", explicou um vendedor à Folha. "Se aceitarmos, pagaremos de 20% a 30% abaixo da tabela", disse outro. Para a Fiat, o modelo, que deixou de ser feito na Itália em 2002, tem alto índice de satisfação, e a oferta do mercado e a conservação do carro é que definem o preço.
A pedagoga Silvana Padilha, 45, é uma das satisfeitas. "A Palio Weekend era R$ 4.000 mais barata", compara a dona de uma Marea Weekend. "Ela é confortável e espaçosa. Na revenda, há depreciação mesmo, mas nunca me preocupei."
Para o consultor da Molicar Vitor Meizikas Filho, 42, as lojas evitam o Marea para não gastar com reparos no motor. Quanto ao Blazer, ele diz que o utilitário é muito visado. Na Porto Seguro, a versão Executive tem prêmio de R$ 15.294,58.
A Chevrolet diz que ele agrada a muitos segmentos, como o dos frotistas. Com cinco filhos, o médico Tales Garcia dos Santos, 42, vê o conforto e o espaço do utilitário como ideais. "Não há similar nacional. Importados custam três vezes mais."
A picape Courier nunca foi destaque, mas cumpre o objetivo: "Não temos grande expectativa de venda e não vamos mudar seu estilo", explica Wilson Vasconcellos Filho, 40, gerente de picapes da Ford, que viu a líder Fiat Strada vender 3.522 unidades em maio. "Melhoramos o custo/benefício, e as vendas estão dentro do planejado." Em semanas, ela ganha sua versão furgão.
Mas há "veteranos" que são sucesso de vendas. O Fiat Mille, quase o mesmo desde 1984, vende, em média, 10 mil unidades mensais. E o Volkswagen Gol, com a mesma plataforma de 1994, é o carro mais vendido no Brasil. (GERSON CAMPOS)


Texto Anterior: Jetta é vendido agora para chegar em 2 meses
Próximo Texto: Perícia vira defesa contra diagnósticos suspeitos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.