São Paulo, domingo, 16 de setembro de 2007

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Com potência de até 650 cv, esportivos fazem visitantes se esquecerem do CO2

DO ENVIADO A FRANKFURT

Falar em esportivos num dos salões mais importantes do mundo -e na Alemanha- parece pleonasmo. No país da "autobahn" (estrada sem limite de velocidade), cada cavalo de Ferrari, Porsche, BMW, Mercedes-Benz, Aston Martin e Lamborghini é uma festa.
Esta última, aliás, apresenta o esportivo mais caro da feira -o Reventón, cotado em 1 milhão. Ele deriva do Murciélago LP640, inclusive com o mesmo motor 6.5 V12 (12 cilindros em "V"), mas com 650 cv -10 cv a mais do que o LP640. O Reventón terá a produção limitada a 20 carros.
O Porsche 911 GT2 -o mais potente nos 44 anos da história dos 911 - não deixa por menos. Quer dizer, a considerar que são "só" 530 cv, pode ser que sim. O 911 Turbo, que ganhou sua versão conversível em Frankfurt, tem 480 cv.
"Com câmbio manual de seis marchas, tração integral e 1.440 quilos, o dono do GT2 pode aproveitar tudo o que um carro de corrida tem a oferecer", afirma Deesch Papke, um dos diretores da Porsche.

V12 ou quatro V8?
Em potência, o Ferrari F430 Scuderia (vermelho ou "azul-calcinha") fica entre as duas versões do 911. O italiano traz duas faixas que vão do capô ao defletor de ar traseiro.
"São 510 cv [20 cv a mais do que o F430] extraídos de um motor 4.3 V8 naturalmente aspirado. E melhor: tudo isso em apenas 1.250 quilos", explica Michael Schumacher, heptacampeão de Fórmula 1 e anfitrião da Ferrari em Frankfurt.
O preço? Na Europa, custará cerca de 250 mil, 40 mil a mais do que o Porsche GT2.
E, para pôr ainda mais "pimenta" nesse segmento, há opções como o Aston Martin DBS (motor 5.9 V12 de 510 cv) ou o Mercedes-Benz CL65 AMG.
Se comparado com os outros esportivos, o AMG é até discreto. Sob o capô, porém, é um dos mais potentes -612 cv com o motor 6.0 V12 biturbo.
Para muitos, o esportivo do salão chama-se M3. Mais comportado -e barato (custará 66 mil)- do que os supercarros, é o primeiro da estirpe a usar um motor V8, abandonando os seis cilindros em linha.
São 400 cv e enormes rodas de 19 polegadas para tracionar a força no eixo traseiro. Nessa briga ferrenha por cavalos, fica até difícil pensar num tal de CO2. (FS)


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