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Com potência de até 650 cv, esportivos fazem visitantes se esquecerem do CO2
DO ENVIADO A FRANKFURT
Falar em esportivos num dos
salões mais importantes do
mundo -e na Alemanha- parece pleonasmo. No país da
"autobahn" (estrada sem limite
de velocidade), cada cavalo de
Ferrari, Porsche, BMW, Mercedes-Benz, Aston Martin e
Lamborghini é uma festa.
Esta última, aliás, apresenta
o esportivo mais caro da feira
-o Reventón, cotado em 1
milhão. Ele deriva do Murciélago LP640, inclusive com o
mesmo motor 6.5 V12 (12 cilindros em "V"), mas com 650 cv
-10 cv a mais do que o LP640.
O Reventón terá a produção limitada a 20 carros.
O Porsche 911 GT2 -o mais
potente nos 44 anos da história
dos 911 - não deixa por menos.
Quer dizer, a considerar que
são "só" 530 cv, pode ser que
sim. O 911 Turbo, que ganhou
sua versão conversível em
Frankfurt, tem 480 cv.
"Com câmbio manual de seis
marchas, tração integral e
1.440 quilos, o dono do GT2 pode aproveitar tudo o que um
carro de corrida tem a oferecer", afirma Deesch Papke, um
dos diretores da Porsche.
V12 ou quatro V8?
Em potência, o Ferrari F430
Scuderia (vermelho ou "azul-calcinha") fica entre as duas
versões do 911. O italiano traz
duas faixas que vão do capô ao
defletor de ar traseiro.
"São 510 cv [20 cv a mais do
que o F430] extraídos de um
motor 4.3 V8 naturalmente aspirado. E melhor: tudo isso em
apenas 1.250 quilos", explica
Michael Schumacher, heptacampeão de Fórmula 1 e anfitrião da Ferrari em Frankfurt.
O preço? Na Europa, custará
cerca de 250 mil, 40 mil a
mais do que o Porsche GT2.
E, para pôr ainda mais "pimenta" nesse segmento, há opções como o Aston Martin DBS
(motor 5.9 V12 de 510 cv) ou o
Mercedes-Benz CL65 AMG.
Se comparado com os outros
esportivos, o AMG é até discreto. Sob o capô, porém, é um dos
mais potentes -612 cv com o
motor 6.0 V12 biturbo.
Para muitos, o esportivo do
salão chama-se M3. Mais comportado -e barato (custará
66 mil)- do que os supercarros, é o primeiro da estirpe a
usar um motor V8, abandonando os seis cilindros em linha.
São 400 cv e enormes rodas
de 19 polegadas para tracionar
a força no eixo traseiro. Nessa
briga ferrenha por cavalos, fica
até difícil pensar num tal de
CO2.
(FS)
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