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Mecânica de mexicanos da VW muda
Enquanto Jetta ganha motor 20 cv mais potente, Beetle passa a ser equipado com câmbio Tiptronic
Ricardo Hirae/Divulgação
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O Beetle trocou o desenho das rodas de 16 polegadas |
DO ENVIADO ESPECIAL A SOROCABA
Para terminar um ano em
que a maior novidade foi a reestilização do Golf, a Volkswagen
promove alterações mecânicas
no Jetta e no New Beetle. E a
principal função delas é agir no
psicológico do motorista.
O Jetta, que mantém o preço
de R$ 86.260, trocou o motor
2.5 de 150 cv (cavalos) por um
de mesma cilindrada, mas com
20 cv a mais. "É preciso uma
sensibilidade muito grande para sentir a potência a baixas rotações", ressalta o engenheiro
de produto Silvio César Ocon.
Agora, o dono de um Jetta
pode dizer aos amigos que têm
um Toyota Corolla (136 cv) ou
um Honda Civic (140 cv) que
seu carro é o mais potente. A
não ser que o Civic seja o Si, cuja potência é de 192 cv.
Os 20 cv são apenas uma conseqüência: o objetivo era melhorar o consumo, e foram feitas alterações no coletor de admissão. Segundo teste Folha-Mauá, o motor que sai de cena
registrava média de 7,7 km/l na
cidade. O novo faz 10,6 km/l,
apontam números da fábrica.
Mas, na estrada, a tendência
é acelerar mais, elevar a rotação e tentar sentir os 20 cv. Isso
queima mais gasolina, reconhece Ocon, que estima uma
média de 13,6 km/l -ou 500 m
a mais que o anterior. Cabe registrar que dados de fábrica são
mais otimistas que os reais.
O motor que equipa os cerca
de 6.000 Jetta vendidos no
Brasil deixa de ser oferecido
em todo o mundo. A fábrica
alega que o consumo não era
adequado nem para os EUA.
Tiptronic
Produzido na mesma unidade que o Jetta, em Puebla (México), o Beetle agora será vendido no Brasil com câmbio Tiptronic, o mesmo já usado em
outros modelos, caso do Bora,
do Touareg e do Golf.
Permitir que o motorista escolha entre trocas automáticas
ou manuais faz o carro ficar R$
700 mais caro que o Beetle com
câmbio automático de quatro
velocidades. O preço é de R$
61.380, R$ 4.150 a mais que o do
manual, que tende a sumir.
Eduardo Ebeling, outro engenheiro de produto da Volkswagen, diz que é câmbio de
mais para o motor 2.0 do Beetle. Não pelos 116 cv, mas pelos
17,3 kgfm de torque (força). O
Passat V6, por exemplo, tem
33,7 kgfm e usa a mesma caixa.
O motor "grita" bastante nas
retomadas, mas desempenho
não parece fundamental para
quem está a bordo de um carro
que ainda chama a atenção e
cujo interior ganhou a opção de
ser de couro bordô.
(JAA)
Os carros foram cedidos para avaliação pela montadora
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