São Paulo, domingo, 16 de dezembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mecânica de mexicanos da VW muda

Enquanto Jetta ganha motor 20 cv mais potente, Beetle passa a ser equipado com câmbio Tiptronic

Ricardo Hirae/Divulgação
O Beetle trocou o desenho das rodas de 16 polegadas


DO ENVIADO ESPECIAL A SOROCABA

Para terminar um ano em que a maior novidade foi a reestilização do Golf, a Volkswagen promove alterações mecânicas no Jetta e no New Beetle. E a principal função delas é agir no psicológico do motorista.
O Jetta, que mantém o preço de R$ 86.260, trocou o motor 2.5 de 150 cv (cavalos) por um de mesma cilindrada, mas com 20 cv a mais. "É preciso uma sensibilidade muito grande para sentir a potência a baixas rotações", ressalta o engenheiro de produto Silvio César Ocon.
Agora, o dono de um Jetta pode dizer aos amigos que têm um Toyota Corolla (136 cv) ou um Honda Civic (140 cv) que seu carro é o mais potente. A não ser que o Civic seja o Si, cuja potência é de 192 cv.
Os 20 cv são apenas uma conseqüência: o objetivo era melhorar o consumo, e foram feitas alterações no coletor de admissão. Segundo teste Folha-Mauá, o motor que sai de cena registrava média de 7,7 km/l na cidade. O novo faz 10,6 km/l, apontam números da fábrica.
Mas, na estrada, a tendência é acelerar mais, elevar a rotação e tentar sentir os 20 cv. Isso queima mais gasolina, reconhece Ocon, que estima uma média de 13,6 km/l -ou 500 m a mais que o anterior. Cabe registrar que dados de fábrica são mais otimistas que os reais.
O motor que equipa os cerca de 6.000 Jetta vendidos no Brasil deixa de ser oferecido em todo o mundo. A fábrica alega que o consumo não era adequado nem para os EUA.

Tiptronic
Produzido na mesma unidade que o Jetta, em Puebla (México), o Beetle agora será vendido no Brasil com câmbio Tiptronic, o mesmo já usado em outros modelos, caso do Bora, do Touareg e do Golf.
Permitir que o motorista escolha entre trocas automáticas ou manuais faz o carro ficar R$ 700 mais caro que o Beetle com câmbio automático de quatro velocidades. O preço é de R$ 61.380, R$ 4.150 a mais que o do manual, que tende a sumir.
Eduardo Ebeling, outro engenheiro de produto da Volkswagen, diz que é câmbio de mais para o motor 2.0 do Beetle. Não pelos 116 cv, mas pelos 17,3 kgfm de torque (força). O Passat V6, por exemplo, tem 33,7 kgfm e usa a mesma caixa.
O motor "grita" bastante nas retomadas, mas desempenho não parece fundamental para quem está a bordo de um carro que ainda chama a atenção e cujo interior ganhou a opção de ser de couro bordô. (JAA)

Os carros foram cedidos para avaliação pela montadora

Texto Anterior: Capitães da Indústria - Carlos Alberto de Oliveira Andrade:
Próximo Texto: Cartas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.