São Paulo, domingo, 18 de janeiro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Montadoras estão com os pés no chão

DO ENVIADO ESPECIAL A DETROIT

O cartaz pendurado no estande da Hyundai anuncia que os tempos são outros. É essa a mensagem implícita na eleição do Genesis como carro do ano na América do Norte.
Mas não houve uma coletiva para anunciar a vitória. Nem a Mercedes-Benz falou com a imprensa. A Honda distribuiu uma folha resumindo seu Insight.
No ano passado, a Chrysler desfilou com touros e picapes Dodge Ram em frente ao Cobo Center. Após um ano, uniu as apresentações de suas três marcas em uma só.
"As montadoras estão mais focadas no negócio", observa Eduardo Mayoral, diretor-geral da Chrysler na América Latina.
Após receberem US$ 13,4 bilhões, GM e Chrysler têm o compromisso moral de não gastar com "frivolidades". Os manda-chuvas frisam que não é uma resposta ao Congresso -só mostram o que podem oferecer.
Esses empréstimos exigem que as fábricas invistam em tecnologias ecologicamente corretas -por isso tantos carros elétricos. E que isso seja nos EUA: o anúncio de uma fábrica de baterias em Michigan transformou a vilã GM em mocinha. (JAA)


Texto Anterior: Detroit por um fio: Sem 7 montadoras, salão se rende aos carros europeus
Próximo Texto: Cartas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.