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Revendas evitam carros feitos até 2004
Estoque alto e taxa de juros elevada fazem "velhinhos" encalharem
FELIPE NÓBREGA
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA
Com os pátios cheios de carros usados, as concessionárias
de São Paulo estão mais exigentes para comprar e evitam carros fabricados até 2004.
Com a virada do ano e o aumento dos estoques, os modelos com mais de oito anos de
uso encontram ainda mais dificuldade para serem aceitos.
As revendas, em geral, só
compram esses usados em caso
de troca por um novo e pagam
pelo menos 20% abaixo do valor da tabela Datafolha.
O aposentado Sarkis Gueogjian, 56, diz ter tomado um susto quando ofertaram R$ 15 mil
pelo seu Toyota Corolla 2002
-na tabela, vale R$ 25 mil.
"Quanto mais antigo o modelo, mais difícil é para revendê-lo", justifica Fernanda Dessie,
assistente de negócios da concessionária Paris.
No caso de financiamento, os
"velhinhos" pagam juros mais
altos e têm de passar por processos mais criteriosos até a liberação de crédito nos bancos.
Numa venda em 48 vezes, Ricardo Braschi, avaliador da
Amazonas, cobra taxa de 1,9%
ao mês para um modelo 2004 e
2,25% ao mês para um 1998.
IPI
Além disso, a redução de até
7% no IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) dos novos -vai até 31 de março- empurrou os usados para baixo.
"Nem mesmo de particular
para particular o consumidor
consegue o valor de tabela",
afirma Rubens Medina, gerente de vendas da Caltabiano.
A supervisora de planejamento Cristina Cardoso, 43,
que não aceitou a proposta de
R$ 15 mil pelo seu Volkswagen
Fox 2004 numa concessionária, diz ter conseguido R$ 19 mil
numa venda para particular.
"O valor é bem menor que os
R$ 24,6 mil da tabela, mas estou satisfeita porque comprei
uma [Fiat] Palio Adventure nova por R$ 52,3 mil. Antes da redução do imposto, ela custava
R$ 60 mil", lembra.
O momento, entretanto, não
favorece quem precisa apenas
se desfazer do automóvel.
Douglas Gonçalves, 42, tentou vender seu Volkswagen Polo 2004, mas viu o preço cair de
R$ 30 mil para R$ 22 mil em
pouco mais de dois meses.
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